A INTEGRALIDADE ENTRE O ENSINO ANDRAGÓGICO, GESTÃO DE PROGRAMAS E DESENHO CURRICULAR PARA O ENSINO NA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

VIVIANY CAETANO FREIRE AGUIAR

Co-autores: , ILANI MARQUES SOUTO ARAÚJO, TATIANA MEDEIROS SOUSA, MARIA STELLA MONTEIRO BRITO e HERALDO SIMÕES FERREIRA
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

A integração de conteúdos de disciplinas é uma proposta que vêm sendo apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Sua interação proporciona a formulação de um saber crítico e reflexivo, saber este cada vez mais valorizado no processo ensino-aprendizado. O presente artigo tem como objetivo relatar as concepções de aprendizagem vivenciadas acerca da integralidade entre o ensino andragógico, gestão de programas e desenho curricular no ensino na saúde por meio de experiências vivenciadas em um Mestrado Profissional. Trata-se de um relato de experiência, por meio de uma pesquisa descritiva, que narram vivências acadêmicas profissionais realizadas no período de abril a junho de 2019, no Curso Mestrado Profissional em Ensino na Saúde - CMEPES - UECE. O CMEPES possui seu componente curricular organizado em um modelo integrado, constituído por três módulos. As experiências descritas se dão diante dos estudos de três disciplinas do Módulo I. Para a melhor organização dos resultados encontrados, dividiu-se em quatro temáticas de discussões. Concepções, Teorias e Princípios de Aprendizagem do Adulto; Gestão de Programas Educacionais; Desenho de Currículo e Integração. Diante das experiências vivenciadas, consideramos que o processo de integralização foi bastante importante neste processo, pois possibilitou a capacidade do estabelecimento de relações do conhecimento teórico e prático, oportunizando assim uma aprendizagem significativa a esta etapa da formação.