JOGOS E BRINCADEIRAS: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DA TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

JOSELITA DA SILVA SANTIAGO

Co-autores: , FRANCISCO ERALDO DA SILVA MAIA e ARLIENE STEPHANIE MENEZES PEREIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente artigo buscou compreender de que forma as aulas de Educação Física escolar podem contribuir para inserção da cultura afro-brasileira por meio de seus conteúdos para isso traçamos como objetivo geral apresentar possibilidades de ensino da cultura afro-brasileira nas aulas de Educação Física através dos jogos e brincadeiras. E elencamos os seguintes objetivos específicos: identificar o papel da Educação Física na inserção da cultura afro-brasileira na escola; documentar possibilidades de ensino da cultura afro-brasileira nas aulas de Educação Física escolar através dos jogos e brincadeiras. Já no que diz respeito aos processos metodológicos destacamos que este processo se divide em dois momentos, sendo o primeiro de revisão bibliográfica onde fizemos alguns recortes de estudos sobre a temática. E o segundo momento é a documentação de nossas experiências docentes durante as aulas na escola de Ensino Infantil e Fundamental Turma da Mônica, na cidade de Tabuleiro do Norte (Ceará). Diante disso enfatizamos que a Educação Física pode contribuir através das vivências e contextualização dos conteúdos para a formação de educandos críticos e com uma postura não preconceituosa. Fazendo com que os educandos sintam-se representados e conheçam parte de sua história, por encontrarem neste ambiente uma valorização e respeito a sua cultura afro-brasileira.