A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL INFLUÊNCIA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS(AS) ALUNO(AS)?: DADOS PRELIMINARES
CLAYRTON PAIVA¹, MARCELA DE CASTRO FERRACIOLI²;
Introdução: O processo de desenvolvimento motor é facilmente observado em crianças e é através dele que estabelecemos nossos movimentos para deslocarmos e interagirmos socialmente com o mundo ao nosso redor e para conhecemos os limites e capacidades do nosso próprio corpo. A escola pode ser considerada um ambiente para o aperfeiçoamento motor e as aulas de educação física na educação infantil proporcionam estímulos para a prática das habilidades motoras. Objetivo: O presente estudo buscou identificar se crianças que praticaram e não praticaram Educação Física na Educação Infantil apresentam desenvolvimento motor típico quando estão cursando o Ensino Fundamental séries iniciais. Metodologia: A amostra é composta por 10 crianças de ambos os sexos, com idade de 7 a 10 anos, do 2° e 4° ano do Ensino Fundamental, regulamente matriculadas em uma escola particular, da cidade de Fortaleza/CE. Os(as) alunos(as) foram separados em dois grupos: Grupo praticantes, alunos que vivenciaram aulas de Educação Física na Educação Infantil (n = 5); e Grupo Não Praticantes, com alunos que não experimentaram aulas de Educação Física na Educação Infantil (n = 5). Para avaliar o nível de desenvolvimento motor dos(as) alunos(as) participantes foram utilizados os materiais que compõem o kit da Movent Assessment Battery for Children 2 (M-ABC 2). A M-ABC 2 é composto por oito teste divididos em três componentes motores: Destreza Manual (três testes), Arremessar e Receber (dois testes) e Equilíbrio (três testes). Análise descritiva foi utilizada para apresentar os resultados. Resultados: Verificou-se que 80% dos alunos do grupo praticantes apresentaram desenvolvimento motor típico e 20% risco de dificuldades motoras. Enquanto 80% dos praticantes do Grupo Não Praticantes apresentaram dificuldade motora e 20% risco de dificuldades motoras. Conclusão: Pode-se perceber que as crianças com vivência da Educação Física na Educação infantil apresentaram melhor desempenho na avaliação da coordenação motora em comparação com as crianças que não tiveram essa experiência. Como se trata de dados preliminares, reforça-se a importância da presença do professor de Educação Física licenciado nos primeiros anos de escolarização para que possa explorar a Cultura Corporal do Movimento e suas implicações no desenvolvimento motor dos alunos.
Palavras-Chave: Educação Física; Educação Infantil; Coordenação Motora.