REFLEXÕES E ANÁLISE SOBRE AS APROPRIAÇÕES DOS ELEMENTOS DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

LUCIANA VENÂNCIO

Co-autores: ADRIANO FERREIRA NOBRE, OTONIEL FERNANDES CARNEIRO e LUIZ SANCHES NETO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Introdução: A teoria da relação com o saber, desenvolvida por Bernard Charlot, nos possibilita interpretar as singularidades dos sujeitos implicados por fenômenos sociais, identitários e epistemológicos. Com a publicação do livro "Da relação com o saber: elementos para uma teoria", Charlot fomenta a discussão para colocarmos o sujeito social no centro das discussões dos processos educativos. Assim, toda a teoria da relação com o saber é situada e os objetos e fenômenos são analisados de forma crítica e contextualizada. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi identificar como a teoria da relação com o saber vem sendo compreendida em artigos publicados na área de Educação Física escolar. Metodologia: Uma revisão sistemática - no periódico que apresentou a maior incidência de publicações sobre a teoria da relação com o saber nos últimos quinze anos - foi realizada entre 2000 e 2018. Resultados e Discussão: Nesse intervalo de tempo, cinco artigos foram encontrados e analisados. Os artigos buscaram descrever os contextos, os modos e as razões de apropriação dessa teoria na Educação Física. Os artigos apresentam conceitos e definições a respeito da teoria da relação com o saber, os conceitos de mobilização, de sentido e de atividade, além da identificação e da caracterização das figuras do aprender. As temáticas centrais destacam a percepção dos saberes dos(as) estudantes nos cursos de formação inicial, a caracterização das figuras do saber na perspectiva dos(as) alunos(as), os saberes dos(as) alunos(as) relacionados às lutas, os sentidos atribuídos ao futebol e a relação com o saber na cultura infantil. Constatou-se que os principais conceitos da teoria da relação com o saber estão presentes nas publicações. No entanto, identificamos que ainda há certa dificuldade em entender a complexidade e diferenciar as figuras do aprender propostas na teoria da relação com o saber, o que acaba refletindo diretamente na análise que se faz quando se busca compreender a atuação e a relação com os saberes docentes. Considerações: Consideramos que o campo de investigação da Educação Física escolar tem o grande desafio de potencializar e de dinamizar as figuras do aprender, a fim de aprofundar e de ampliar os entendimentos que se têm dos saberes-objetos, dos objetos-saberes, dos saberes-domínio e dos dispositivos relacionais que constituem os elementos da teoria.