CORRIDA DE ORIENTAÇÃO COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA INOVADORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

CLAYRTON KAYRON DA ROCHA PAIVA

Co-autores: , CAROLINA KAIREN FERREIRA DA ROCHA e AMANDA ELLEN CAETANO BARROS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

CORRIDA DE ORIENTAÇÃO COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA INOVADORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

CLAYRTON PAIVA, CAROLINA ROCHA, AMANDA BARROS

Introdução: A Educação Física permite aos(às) estudantes diversas possibilidades de aprendizagem de elementos culturais, como, por exemplo, em vivências associadas as práticas corporais de aventura. A Corrida de Orientação é um uma modalidade relativamente nova que, no escopo da BNCC, coaduna-se às práticas corporais de aventura tendo como uma das expectativas de habilidades "identificar a origem das práticas corporais de aventura e as possibilidades de recriá-las, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas". Objetivos: Relatar as experiências vivenciadas na prática da Corrida de Orientação nas aulas de Educação Física em uma escola pública do município de Fortaleza-CE. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência. Foi utilizado a Corrida de Orientação como tema de duas aulas de Educação Física na Escola, no Ensino Médio - duas turmas do 3° ano, dentro do Programa de Residência Pedagógica. Desenvolvimento: Inicialmente, foi explicitado o contexto histórico sobre o que seria essa prática corporal de aventura e como ela estava presente nos conteúdos temáticos da Educação Física Escolar. Posteriormente, foram utilizados ambientes diferentes de uma sala de aula e escola, como a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED-UFC) e o Parque Estadual do Cocó para que fosse realizada a vivência; primeiramente na FACED apenas com parte da aula prática, e depois de forma voluntária foi levantado pelos(as) alunos(as) uma possibilidade para experimentar a prática no Parque do Cocó. Observamos maior entusiasmo e aderência à prática entre os(as) estudantes, mesmo pelos(as) mais tímidos(as), por ser um conteúdo diferente dos que vinham sendo abordados nas aulas. Conclusão: Desse modo, A Corrida de Orientação apresentou uma possibilidade pedagógica para a inovação e construção de novos modelos desafiadores para alunos(as) e professores(as) nas aulas de Educação Física Escolar.

Palavras-chave: Praticas Corporais de Aventura; Ensino Médio; ensino e aprendizagem.