Introdução: Este trabalho evidencia a (auto)formação para a pesquisa no ato de supervisão no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como experiências de reflexividade. O PIBID foi lançado em 2007 pelo Ministério da Educação MEC/Capes e vem se colocando como uma intervenção afirmativa fecunda no campo da formação de professores, em construto de uma rede colaborativa entre universidade-escola, trazendo como imperativo a preocupação com a aprendizagem docente, compreendida em movimento de reflexividade na ação e sobre a ação educativa. Objetivo: Objetiva-se narrar a (auto)formação para pesquisa de professores-supervisores do PIBID de Educação Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - campus Canindé. Metodologia: Esta investigação descritiva, de abordagem qualitativa adotou o método autobiográfico, tomando como corpus de análise documental os memoriais de formação desenvolvidos por três professores-supervisores inseridos no programa como narrativas de si, situados na trajetória temporal de 12 meses no ato de supervisão no subprojeto do PIBID Educação Física do IFCE campus Canindé, iniciado em agosto de 2018. Resultados: As análises, a partir das experiências em foco, evidenciam que o PIBID encarnou experiências (auto)formadoras no âmbito da pesquisa cujas marcas do vivido aportam: a participação em eventos científicos; a produção e a orientação de trabalhos; o fomento a escrita reflexiva; o conhecimento de novas abordagens e métodos de pesquisa. Estas experiências conforme narrativas dos professores-supervisores produziram aprendizagens docentes conceituais, instrumentais e relacionais pelo estreitamento da cultura universidade-escola, da reflexividade na e sobre a prática de supervisão e os atos colaborativos na e pela pesquisa com interface dialógica desenvolvida ao longo dessa trajetória aprendente. Conclusão: Faz-se necessário evocar a investidura de estudos sobre o PIBID como afirmação de um Programa de Formação Docente pautado na perspectiva de uma educação crítica-reflexiva no campo da Educação Física, ressignificando o olhar sobre a racionalidade eminentemente-técnica, sobretudo, nesses tempos estarrecedores de crise política-educacional.
Palavras-chave: Formação Docente. PIBID. Educação Física.