ESPORTES DE TACO: FLOORBALL NA ESCOLA E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS.

TAMIRES ALBUQUERQUE SAMPAIO

Co-autores: , ANNA PAULA VIEIRA BARBOZA, ELAINNY PATRICIA LIMA BARROS, IRIS CAROLINE MENDES BRAZ e HERALDO SIMÕES FERREIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A Educação Física Escolar, com suas diversas possibilidades, busca conscientizar o aluno quanto ao movimento, e dentre os diferentes conteúdos e propostas para a Educação Física Escolar estão os esportes de taco e bola, em especificidade o Floorball. Temos como objetivo, demonstrar através da prática na escola, possibilidades da aplicação do Floorball no ambiente escolar. Esta pesquisa trata-se de um relato de experiência, do tipo exploratório, configurado sob um delineamento transversal de abordagem qualitativa, resultante de uma aula de Educação Física escolar, em uma escola privada localizada em Fortaleza - CE, o público desse relato foram os alunos do 2 º ano do Ensino Médio, onde participaram 20 alunos. Foram realizadas três atividades relacionadas ao conteúdo proposto, onde os alunos experienciaram os movimentos utilizados no esporte além do próprio jogo. Reconhecemos que os alunos aprovaram as atividades aplicadas e que o tempo foi o único fator negativo desta prática, e que é possível a aplicação de um esporte desconhecido mediante preparo e estudo do profissional, para lidar com as situações adversas que podem surgir. Assim podemos concluir que a aplicação do Floorball pode ser realizada e incentivada no ambiente escolar com adaptações especificas.