A promoção da saúde é uma prioridade e um desafio para a comunidade política e científica. Contudo a adoção de comportamentos que promovam o movimento tornou-se um desafio populacional tendo em vista as consequências do comportamento sedentário. Em se tratando de crianças e adolescentes a escola é vista como lócus privilegiado para a promoção de atividade física. objetivo do estudo foi mensurar o tempo ativo na educação física escolar e no lazer em adolescentes de um município do nordeste brasileiro. observação transversal e descritiva realizada em oito escolas da rede pública municipal de Eusébio-Ceará-Brasil nos meses de junho e agosto de 2017. A seleção das escolas se deu através de sorteio aleatório. A seleção dos escolares foi por amostragem por conveniência, totalizando 255 escolares do 9° ano do ensino fundamental. O trabalho foi submetido por meio da plataforma Brasil ao Comitê de Ética e teve sua aprovação sob número de CAAE 73769317.1.0000.5576. Dentre os 255 adolescentes participantes do projeto, 130 (51,2%) são do sexo feminino e a maioria possui idade de 14 anos (62,4% - 159). Pode-se constatar que 70 (27,5%) não fizeram aula de educação física nos últimos 7 dias que antecederam a pesquisa. Porém, 50 (19,6%) participaram da aula de educação física com um tempo ativo acima de uma hora. Quando somados os alunos que tiveram aula de educação física com um tempo ativo acima de 30 minutos por aula o estudo apontou que 124 (48,7%) estão nessas condições. Em contrapartida, 131 (51,3%) não praticam aula de educação física ou estão expostos a um tempo ativo nas aulas abaixo de 30 minutos. No que concerne o tempo ativo no lazer, prática de atividade física fora do ambiente escolar, 148 (58,1%) não praticaram atividade física ou fizeram abaixo de 30 minutos por dia. Os achados indicam que parte considerável das aulas não estão sendo bem aproveitadas com relação ao tempo de exposição a atividade física. A literatura já está bastante explorada trazendo estudos transversais que elucidam baixas prevalências de atividade física nas aulas de Educação Física.