Resumo: O presente artigo reflete sobre o Projeto "Badminton Alexandria" da Escola Estadual de Ensino Fundamental Governador Dinarte Mariz, do município de Alexandria/RN, visando a implementação do Badminton como iniciação esportiva escolar. Para tal, teve como objetivos: Descrever a metodologia do Projeto "Badminton Alexandria"; Relatar a interação social entre alunos/participantes do projeto; e Identificar os resultados do projeto quanto iniciação esportiva escolar e sua continuidade fora da escola. Para isso foi realizado um estudo de campo com abordagem qualitativa. De início foi efetivado uma pesquisa bibliográfica dos seguintes autores: Confederação Brasileira de Badminton (2015), Copelli (2010), Dantas (2008), Giffoni (2014), Souza e Raasch (2019), Tonet (2016). Em seguida realizamos uma observação do Projeto com duração de dois (meses), e entrevista com a idealizadora e organizadora do Projeto (Iáscara Almeida). Os dados demostraram que as aulas e/ou treinos variam entre simulação de jogos, jogos, treinos funcionais e circuito, permitindo a interação e o trabalho de em equipe, desenvolve e aprimora habilidades motoras, físicas, cognitivas, comportamentais etc, além de estimular alunos, atletas e futuros atletas. Concluímos que é possível enriquecer a Educação Física Escolar e criar um ambiente de aprendizagem apesar das dificuldades financeiras, estruturais e fatores sociais. E com isso colher benéficios/resultados que vão além dos muros da escola.
Palavras-chave: Badminton. Esporte Escolar. Educação Física Escolar.