POLÍTICA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A RESPEITO DA CARGA HORÁRIA SEMANAL ATRIBUÍDA À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS EEEP’S

JOSELITA DA SILVA SANTIAGO

Co-autores: FRANCISCO ERALDO DA SILVA MAIA e ARLIENE STEPHANIE MENEZES PEREIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Este artigo irá versar sobre a observação realizada durante a disciplina de estágio supervisionado IV, realizada na Escola Estadual de Educação Profissional Avelino Magalhães, na cidade de Tabuleiro do Norte, Ceará. Onde foi possível perceber que a Educação Física era ministrada em apenas uma aula durante a semana. Frente isso, foi traçado a seguinte questão norteadora: Como ocorre o processo de delimitação da carga horária da Educação Física escolar nas Escola Estaduais de Educação Profisional-EEEP's? E para responder tal questionamento, foi elencado como objetivo geral: compreender como ocorre o processo de delimitação da carga horária da Educação Física nas EEEP's. E três objetivos específicos dentre os quais estão verificar na história da Educação Física brasileira como ocorreu o processo de delimitação de carga horária desta disciplina no âmbito escolar; identificar como ocorre, atualmente, o processo de delimitação da carga horária da Educação Física no ensino básico (EEEP's); averiguar se a atual carga horária corresponde as expectativas e necessidades pedagógicas dos docentes desta disciplina. A pesquisa configura-se como de natureza qualitativa. Para isto, utiluzou-se para a coleta de dados a revisão bibliográfica e um questionário composto de 5 (cinco) questões subjetivas. Questões estas aplicadas à professora de Educação Física da referida escola. Portanto, pode-se compreender que a Educação Física passou por mudanças na sua identidade, que foram influenciadas pela sociedade e até então encontra-se em constante mudança. Estas mudanças interviram diretamente na carga horária desta disciplina, que na E.E.E.P Avelino Magalhães, tem apenas uma hora por semana em cada turma. Além disso, a escola fica responsável por propor a carga horária da Educação Física para que a CREDE e a SEDUC analisem, e como consequência disso o professor desta disciplina não consegue cumprir sua carga horária e necessita ministrar outras disciplinas que em algumas situações ultrapassam a carga horária da Educação Física; e que por vezes não fazem relação com a formação do professor, como é o caso da disciplina de empreendedorismo.