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Introdução: O presente artigo versa sobre um projeto de extensão de Capoeira na universidade. A Capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira nascida da relação de opressão imposta pelo branco-europeu-colonizador ao negro-escravizado-africano. Tornou-se uma forma de resistência física, política, social e cultural que perpassa a história do Brasil. De prática marginal, passou a ser entendida como ginástica corporal, esporte, instrumento educacional e, atualmente, tem status de Patrimônio Cultural do Brasil e da Humanidade. Seu caráter polissêmico oferece múltiplas interpretações, facilitando sua entrada em diversos espaços formais ou não, tais como escolas, clubes, projetos sociais e universidades. Nas universidades cearenses, observa-se sua presença como disciplina ou em projetos de extensão, a exemplo do "Debate com Ginga: as multifaces da Capoeira". O projeto em questão surgiu em 2011, a partir da iniciativa da Associação Sociocultural Viva Capoeira Viva, coordenada pelo Professor de Educação Física e Mestre de Capoeira, Luciano Hebert. Porém, inicialmente, apenas dois encontros formam realizados. Em 2014, o projeto retorna, sendo realizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Em novembro de 2016, torna-se projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará após uma parceria com a professora Luciana Maria, do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES). Em 2018, o projeto ampliou sua atuação, oferecendo aulas de capoeira, ou vivências reflexivas, a estudantes, servidores e a comunidade, tendo como local de realização o IEFES. Objetivo: O objetivo desse relato de experiência é apresentar o projeto de extensão "Debate com Ginga: as multifaces da Capoeira" e discutir sobre sua contribuição para a formação dos participantes. Metodologia: Essa pesquisa tem natureza qualitativa com imersão em campo, tendo em vista que seus signatários são, respectivamente, bolsista e colaborador-voluntário do projeto. Para atingir o objetivo proposto, utilizou-se entrevistas e observações registradas em diário de campo como técnicas de pesquisa seguida de análise dos dados coletados com base no referencial teórico. Os dados foram coletados a partir de abril/2019, mês de entrada do bolsista no projeto. Resultados: Como resultados iniciais, entende-se que o projeto de extensão possibilita o fluxo de saberes populares em diálogo com o conhecimento acadêmico a partir de convidados, permitindo a ampla participação de seus integrantes, tanto nas palestras como nas vivências reflexivas, fomentando discussões sobre a Capoeira e outras temáticas conflitantes. Considerações finais: De acordo com a análise dos dados obtidos, observa-se indícios que apontam para a importância e contribuição do projeto para a formação crítica dos participantes em relação às temáticas abordadas, estreitando relações com diversas áreas do conhecimento.