Introdução: A natação é um esporte que acontece no meio líquido, fazendo o nadador se deslocar livremente de um local a outro dentro do meio aquático, assim a mesma vem trazendo benefícios para a saúde como: a perda de peso, capacidade cardiorrespiratória, ajustes na coluna, flexibilidade, desenvolvimento da musculatura, redutor de estresse e ansiedade, favorece a memória e a concentração, dentre outros. Objetivo: O nosso objetivo é mostra os benefícios e a análise do projeto de extensão nadando em saúde, com os jovens praticantes, visando o aprimoramento e o método de ensino-aprendizagem ao longo do mesmo, buscando a diminuição do sedentarismo dentro e fora do campus onde se acontece o projeto, aperfeiçoamento, a diminuição da gordura e o aumento do físico e cardiorrespiratório.Metodologia: Em meio a pesquisa de campo bibliográfico, exploratório ao projeto de extensão nadando em saúde, visualizando a didática pedagógica em ensino-aprendizagem dos alunos participantes se ocorreu a pesquisa. A vista disso, a natação tem como meio biológico do ser humano, em meios de ajuda contra o sedentarismo, e também trazendo vários benefícios ao praticante de natação. Notasse, que a natação vem ganhando seus espaços em instituições tanto como agentes sociais para que a sociedade possa se sentir convidada a se adaptar. Neste foco, o projeto de extensão traz a visibilidade para o campus quanto também para o bem estar pessoal, com orientações e exercícios aquáticos propostos pelos monitores do projeto estudado. Resultados: Em instância ao projeto de extensão, o qual faz-se o intermediário entre a pesquisa, vemos que os alunos se sentem mais aptos a atividades físicas, tendo em vista com a maior disponibilidade a fazer exercícios físicos, tendo em si, resultados positivos considerando que os alunos se despertaram a se desenvolver em meio aos esportes e também com o auxílio da natação. Conclusão: Com as percepções notadas ao longo das aulas, os alunos têm mais facilidade ao aprender contendo o revezamento de monitores, contendo a metodologia de aprendizagem a partir de brincadeiras lúdicas os quais envolvem os nados aprendidos e também em relação ao método de força a competição fazendo que os alunos possam se esforça a mais para que o condicionamento possa ser forçado a melhorar.
Palavras-chave: Saúde. Natação. Percepção.