A avaliação da qualidade do ensino por meio das competências conceituais desenvolvida com a aplicação de um questionário tem como objetivo comparar o nível de desempenho dos escolares do 3º ano do ensino médio. O objetivo desse trabalho é avaliar a qualidade do ensino das ginásticas esportivas de escolas em tempo integral, profissionalizante particular acerca das competências conceituais desenvolvidas nas aulas de educação física. O estudo apresentado busca descrever em números os tipos de conteúdo sobre ginásticas, aprendidos pelos escolares pré-vestibular. Justifica-se a escolha da população, por estarem no último ano escolar, visto que o conteúdo deveria ter sido abordado durante o ensino fundamental. O instrumento de pesquisa aplicado foi um questionário envolvendo opções de A-D de resposta por questão. O critério de inclusão para participar do estudo foram alunos que estavam nas séries que compreendem ao 3º ano do Ensino Médio, que estavam presentes no dia de aplicação do mesmo, e tenham preenchido o questionário completo. O estudo foi realizado com 45 alunos no total, sendo que 66,6% (n=30) são do sexo feminino e 15 (33,4%) do sexo masculino. O estudo delimitou como média de desempenho a nota 6. Observa-se que apenas 6,75% (15) obtiveram desempenho significativo na média, estipulada como 6,0 (seis), por parte do sexo feminino na média ou acima da média. Conclui-se que ao avaliar os resultados das respostas do questionário, pode-se relatar que os estudantes estão abaixo do nível esperado.
Palavras-chave: Ginástica. Escola. Avaliação em Educação Física