A luta sempre fez parte das práticas corporais da humanidade ao longo de sua história, sendo (re)configurada de acordo com as necessidades do homem. Hoje, esta prática pode ser reconhecida como profissão, atividade física, lazer, e ainda como unidade temática proposta na Base Nacional Comum Curricular no componente curricular Educação Física. O objetivo deste estudo foi investigar a perspectiva dos professores de Educação Física, na conjuntura escolar, sobre o conteúdo lutas em suas aulas. A pesquisa possui delineamento transversal e abordagem quantitativa. A fase de coleta dos dados foi realizada no segundo semestre do ano de 2017. Para tal, empreendeu-se a aplicação de um questionário semiestruturado, elaborado pelos pesquisadores, no qual constavam perguntas objetivas relacionadas ao conteúdo lutas. Os resultados mostraram, através da perspectiva do professor, que, atualmente, as lutas como práticas corporais a serem tematizadas na Educação Física não sofrem tantas restrições como no passado, quando eram associadas à violência, e que os professores, cada vez mais vem reconhecendo seu valor educativo em suas aulas. A unidade temática lutas encontra-se, portanto, em processo de reconhecimento profissional e social como um importante aliado no desenvolvimento psicomotor, ético e intelectual das crianças e jovens em idade escolar.
Palavras-chave: Educação Física. Lutas. Escola.