A COMPLEXIDADE DAS PROPOSIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR BRASILEIRA

LUIZ SANCHES NETO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Introdução: Neste artigo, baseado em uma dissertação de mestrado e em uma tese de doutorado, apresento a noção de complexidade que permeia a educação física escolar no contexto brasileiro a partir de uma perspectiva de convergência entre as suas proposições teórico-metodológicas. Objetivo: Em síntese, como objetivo, trata-se de situar a fundamentação epistemológica uma proposta de sistematização de conteúdos temáticos para a educação física como componente curricular da educação básica. Metodologia: Para isso, revisito criticamente todas as proposições teórico-metodológicas (à época compreendidas como "abordagens", de acordo com o escopo temporal de cada proposição) elaboradas nas últimas décadas do século XX para subsidiar o trabalho com o ensino da educação física escolar. Para situar a temática, inicialmente, enfatizo uma aproximação entre princípios curriculares e, posteriormente, discuto as relações de convergência entre as áreas de estudos científicos: cinesiologia, ciência da motricidade humana, cultura corporal de movimento, ciências do esporte e aptidão física relacionada à saúde. Resultados: Os discursos científicos para a educação física influenciam as concepções da educação física para o currículo escolar. Há meandros entre as práticas científicas e pedagógicas que trazem desafios epistemológicos, teóricos e metodológicos. E há também desafios de relações de poder no âmbito das proposições e concepções da educação física. De modo exaustivo, a fundamentação teórica da proposta de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos advém da convergência entre quinze proposições teórico-metodológicas da educação física escolar: psicomotricidade, humanista, progressista, desenvolvimentista, crítica, construtivista (sócio-construtivista e construtivista-interacionista), fenomenológica, sistêmica, revolucionária (transformadora), crítico-superadora, cultural (pluralidade cultural), crítico-emancipatória, estudos da saúde, parâmetros curriculares nacionais (PCN) e estudos cinesiológicos (cinesiologia humana). Considerações finais: Considero que há um "ponto de vista avançado" sobre as perspectivas de convergência entre essas proposições. Porém, neste caso, para avançar é necessário "recuar" epistemologicamente. Assim, primeiramente, existe um recuo epistemológico - que leva em consideração as relações da educação física com o campo científico e pedagógico. Em segundo lugar, há a necessidade de uma explicação da lógica complexa da sistematização dos conteúdos temáticos, subsidiada pelas dinâmicas complexas da cultura, do movimento, do corpo e do ambiente. Em terceiro lugar, essa complexidade permeia algumas noções, como: convergência, não linearidade e espiralidade.