INTRODUÇÃO: A educação física (EF) passou por muitos períodos desde que foi incluída como disciplina no currículo escolar. Por muito tempo ela se pautava apenas na ginástica, depois passou pelas fases higienista, militarista e esportivista tendo foco no rendimento esportivo. Na década de 1980 sofreu uma crise de identidade, um movimento que gerou debates no âmbito pedagógico, filosófico, epistêmico etc. Assim surgiram as Abordagens Pedagógicas, que são definidas pelo movimento de renovação teórico-prática, com objetivo de estruturar os campos de conhecimentos específicos da área. Essas abordagens mostram estratégias pedagógicas diversificadas propondo uma EF Escolar com enfoque na formação integral do aluno, em conhecimentos historicamente construídos e não discriminatórios, o que permite muitas possibilidades para exercer, planejar e estruturar a prática diária de ensino. OBJETIVO: Verificar se professores de Educação Física Escolar das séries iniciais do Ensino Fundamental de Sobral conhecem as Abordagens Pedagógicas da Educação Física. METODOLOGIA: Pesquisa qualitativa, com a utilização de técnica de entrevistas semiestruturadas para a coleta dos dados e análise de conteúdo para análise. Participaram da pesquisa 03 professores de EF de escolas de Ensino Fundamental da rede pública de Sobral. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: As entrevistas evidenciaram que os professores possuem conhecimento e consideram as abordagens pedagógicas para sua prática pedagógica cotidiana. Um dos três professores, contudo, relatou que não conhecia as abordagens apresentando dificuldades acerca da sua prática no dia-a-dia escolar. Os que conhecem as abordagens salientaram o quão relevante são elas para sua prática escolar, pois auxiliam desde a elaboração das aulas, como na prática educacional. Como resultado dessa pesquisa a turma da disciplina Abordagens Pedagógicas da Educação Física, do Curso de Educação Física da UVA, pôde ter uma visão geral de como estão sendo empregadas as abordagens pedagógicas no dia-a-dia escolar, o que tornou possível enriquecer o debate acerca das metodologias de ensino de Educação física. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Torna-se evidente através desta investigação a importância do docente estar fundamentado nas Abordagens Pedagógicas para sua aplicação didática, tendo coerência com as reflexões teóricas. O estudo também mostra a necessidade de realizar novas pesquisas sobre tal questão.