Introdução: A Leitura como um todo é uma das ferramentas cruciais para o desenvolvimento na sociedade, seja ela relacionada a questões estudantis, de socialização, ou ainda melhorias na forma de falar em público. O que se torna evidente é que apesar de estarmos no século da tecnologia, a leitura ainda é o meio de transmissão da história e do conhecimento. Objetivos: O trabalho objetivou estudar a eficácia da leitura durante o curso de Licenciatura em Educação Física de forma que a busca de livros auxiliassem a interpretação dos conteúdos acarretando em melhores rendimentos acadêmicos, no melhor aproveitamento da disciplina. Metodologia: A pesquisa foi de caráter quantitativo e realizada a partir da criação de um formulário no Google Forms contendo 7 perguntas com tempo estimado de 48 horas para respostas. Sendo que 30 alunos de uma turma de Educação Física responderam o questionário, o estudo ocorreu no Instituto Federal do Ceará, Campus Canindé. O formulário continha perguntas relacionadas a importância da leitura no âmbito acadêmico, e se a leitura os auxiliava tanto na compreensão dos assuntos quanto nas avaliações. Resultados/discussões: Percebeu- se com base nas repostas, que há uma procura significativa por materiais de leitura na biblioteca do Campus relacionado às disciplinas. O gráfico revela que 3 das amostras ficaram dentro dos limites de média estabelecidos. Os 27 alunos restantes se encontravam acima da média com rendimento acadêmico entre notas 8 e 9, visto que estes possuem a rotina de leitura mostrando que há uma eficácia no método de estudo, assim tendo uma maior proficiência na área e no coeficiente das avaliações. Considerações finais: Após a conclusão da pesquisa notou-se que os alunos do curso de Licenciatura em Educação Física apresentaram ter obtido resultados satisfatórios. O estudo mostrou que a leitura do materiais auxiliam positivamente o estudante, de forma que os conteúdos se tornem mais esclarecidos, sendo assim, uma ferramenta educacional de fácil acesso, ainda melhorando no rendimento acadêmico aumentando as notas perante as disciplinas estudadas.