A PRÁTICA DO PARKOUR COM MATERIAIS ALTERNATIVOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

IURY CRISLANO DE CASTRO SILVA

Co-autores: e CYNTIA EMANUELLE
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

 

Introdução: Existem várias possibilidades de inserção dos(as) alunos(as) nos processos de elaboração do conhecimento nas aulas de Educação Física Escolar, dentre tais possibilidades, utilizamos o planejamento participativo como forma de inserção dos(as) alunos(as) nas aulas. Durante o início do ano letivo, aplicamos o planejamento participativo e através do mesmo questionamos aos(as) estudantes quais práticas eles(as) queriam estudar durante o ano, organizando assim o planejamento anual de temáticas. Dentre as temáticas selecionadas, uma que despertou bastante atenção deles(as) foi a prática do parkour. A partir daí tivemos que planejar e executar uma aula para duas turmas de 6º ano, das quais ficamos responsáveis com a temática proposta. O programa Residência Pedagógica nos dá essa autonomia para ministrar as aulas de Educação Física, desde que tenha um professor presente. Objetivo: Relatar a experiência de uma aula realizada no Colégio da Polícia Militar através do Programa Residência Pedagógica. Material e métodos: Apresentamos os aspectos históricos da modalidade em sala de aula, em seguida fomos a área aberta do colégio onde realizamos um aquecimento mediado através do "João a cola" com variação. Logo após partimos para o circuito que continha os materiais usados normalmente nas aulas de EF (cone, arcos) e os que demos significado (pedaços de cano, cadeiras quebradas, traves velhas) que estavam espalhados sem uso pelo colégio. Por último fomos para sala de lutas para a realização de um elemento fundamental do parkour, o rolamento, ensinando a forma segura para a execução do movimento e pedimos que ao final as turmas criassem um circuito utilizando seus próprios corpos. Resultados: As turmas inicialmente se sentiram motivadas a participar da aula, mas alguns ficaram inseguros em relação ao circuito, porém conseguimos reverter a situação servindo de exemplo em cada parte do percurso. Conseguimos relacionar e conscientizar os alunos a prática do parkour e a preservação do meu ambiente, na reutilização de materiais considerados lixos. Considerações finais: Percebemos a relevância de ensinar a prática do parkour nas escolas, mesmo sabendo que foi sugestão dos alunos, pois podemos ensinar valores importantíssimos para a formação dos mesmos, valor do qual utilizamos o ambiental, preservar o ambiente ao seu redor, ressignificar os materiais considerados lixos e as possibilidades que podem se tornar oportunidades de ensino-aprendizagem.