SUBTERFÚGIOS NA ÁREA ESCOLAR DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

JÚLIA ROCHA RIBEIRO

Co-autores: LAYLA BEATRIZ DE FREITAS BARROS, DANILO ROCHA DE QUEIROZ, LUIZ TORRES RAPOSO NETO e ROBERTA OLIVEIRA DA COSTA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A Educação Física é uma disciplina que faz parte do sistema de educação brasileiro, sendo de fundamental importância no desenvolvimento integral do indivíduo. Ela se dá a partir do estudo do movimento e a aplicação deste, na evolução do ser, tendo a consciência corporal como fundamental ferramenta de aprendizado. Em vista disso, o presente estudo tem como objetivo investigar as possíveis causas da evasão escolar nas aulas de Educação Física no ensino fundamental do 6º ao 9°. Conduzido por meio de um estudo de campo, descritivo, de modo transversal com uma abordagem quantitativa. O cenário desta pesquisa se deu em uma escola pública na cidade de Fortaleza - CE no período de maio de 2019. Participaram 90 alunos de Educação Física do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Como coleta de dados foi realizado um questionário estruturado, contendo questões objetivas. Os principais resultados dessa pesquisa apresentam que sobre os fatores de desmotivação nas aulas de Educação Física, 61,11% seria falta de material, 16,67% aulas repetidas, 11,11% pouco tempo de aula, 5,56% professor, 5,56% falta de espaço. No quesito de se sentirem motivados nas aulas 53,33% sentem-se motivados a participa das aulas de Educação Física colocadas pelo professor às vezes, 36,67% sempre e 10% nunca. E por correlação ao tratamento por parte dos professores, para, 88% o professor trata todos os alunos de forma igualitária e apenas 12% disseram não. Conclui-se que os alunos relatam que gostam de participar das aulas, mas existe uma parcela que se sente desmotivada para algumas aulas, devido à falta de materiais, aulas repetidas e falta de direcionamento, colaborando para que alguns alunos se sintam desmotivados em participar das aulas, chegando a se sentirem excluídos.

Palavras-chaves: Educação Física; Evasão; Ensino Fundamental