A NOÇÃO DO DIREITO AO LAZER PELA VOZ DA INFÂNCIA EM LIMOEIRO DO NORTE – CE

MARIA VITÓRIA SILVA OLIVEIRA

Co-autores: MARIA VITÓRIA SILVA OLIVEIRA, MARCOS VENICIO CAVALCANTE e LUCIANA DE SOUSA SANTOS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

RESUMO

O presente estudo problematiza o lazer na infância na cidade de Limoeiro do Norte- CE percebendo as crianças como imbuidas de narrativas próprias do universo infantil. A compreensão da noção de direito ao lazer a partir da criança se deu através do acesso e uso de uma cartilha confeccionada como recurso didático. Traçamos como objetivo geral: investigar se e comoa cartilha pode auxiliar na conscientização do lazer enquanto direito pela criança. A pesquisa é qualitativa, utilizou a metodologia da pesquisa-ação tendo como instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada, oficina e uso de gravação de vídeo. Os sujeitos da pesquisa foram 15 crianças de 08 a 10 anos, estudantes de uma escola pública de Limoeiro do Norte. Como resultado, constatamos que inicialmente o conhecimento das crianças conheceram as 06 classificações do lazer, que são: intelectual, artistico, social, manual, físico, turistico ao passo que ampliaram a percepção sobre os espaços de lazer possíveis, inclusive da cidade de Limoeiro do Norte. Concluimos afirmando sobre a riqueza dos estudos com as crianças sobre o lazer infantil.