APRENDIZAGEM E AÇÃO DOCENTE: AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA DE SAVIANI NA ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA.

ANTONIIO JOSÉ FERREIRA DA SILVA

Co-autores: NIÁGARA VIEIRA SORES CUNHA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Introdução: As aulas de Educação Física muito têm chamado atenção de estudiosos e pesquisadores para um olhar mais crítico sobre as perspectivas pedagógicas dos docentes e de como elas estão sendo desenvolvidas nas escolas. É notório as diferentes manifestações que às abordagens desenvolve nas aulas de Educação Física, no qual proporcionam um melhor ensino aprendizagem e desenvolvimento dos conteúdos. Objetivo: Verificar a metodologia de ensino aprendizagem utilizando abordagem Crítico-Superadora na perspectiva Histórico-Crítica de Dermavel Saviani nas aulas de Educação Física no Programa Residência Pedagógica PRP. Metodologia: A implementação da produção didático-pedagógica das aulas e atividades, foram desenvolvidas com alunos sob a supervisão de uma preceptora na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Maria do Carmo Andrade, durante os meses de Maio a Agosto de 2019, nas turmas do 6º e 7º ano na cidade de Sobral Ceará, nos turnos vespertinos, totalizando a participação na implementação de 100 alunos. O período de implementação do novo plano de aula na perspectiva Histórico-Crítica de Saviani na escola foi realizado durante o segundo e início do terceiro semestre letivo de 2019. O plano de aula foi estruturado da seguinte forma assim como dar exemplo o livro "Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica" e Saviani 1995; Cabeçalho, Prática Social Inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática Social Final. Resultados/Discussão: Ao organizar o método de ensino com base na Pedagogia Histórico-Crítica e ao mesmo tempo utilizando a abordagem Crítica-Superadora nas aulas, constatou-se as mudanças ocorridas a partir da utilização desta abordagem com ênfase na Prática Social Inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática Social Final. Ao registrar o estado de compreensão e de conhecimento dos alunos do 6º "A" e 7º ano "B" através da Prática Social Inicial sobre o conteúdo observou-se que os mesmos sentiram dificuldade ao descrever sua visão sincrética dos conteúdos Muay Thai, Badmintom bem como as constatações e informações pertinentes ao conteúdo e ao levantamento da realidade sobre os temas. Considerações Finais: Ao compreender as diversas contribuições que as abordagens e métodos de ensino têm proporcionando para a escola, professor e principalmente para o ensino aprendizagem dos alunos fica evidente que a utilização da abordagem Crítico-Superadora na Perspectiva Histórico Crítica de Saviani tem mudado a rotina e a forma de administrar os conteúdos, além de desenvolver a formação cidadã dos alunos lhes proporcionando refletir sobre as ações que os cercam no dia a dia. Palavras Chaves: Educação Física, Abordagem Crítico-Superadora, Ensino Aprendizagem e Pedagogia Histórico-Crítica.