GESTÃO ESCOLAR E O SEU PAPEL NA PERSPECTIVA DO ALUNO

JOÃO PAULO DUTRA VASCONCELOS

Co-autores: ANTÔNIO ALEF BENTO DA COSTA CUNHA e MABELLE MAIA MOTA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente artigo tem como temática Gestão Escolar e o seu papel na perspectiva do aluno. A referida pesquisa teve por objetivo tentar identificar a perspectiva do aluno em relação ao papel da Gestão Escolar e a importância da disciplina de Educação Física possui aos mesmos. Caracteriza-se como um estudo exploratório de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Sua realização ocorreu em uma escola localizada na região metropolitana de Fortaleza-CE. A amostra foi composta por 66 alunos do 9º ano do ensino fundamental, com faixa etária entre 14 e 16 anos. O instrumento utilizado foi um questionário composto por seis perguntas discursivas sobre Gestão Escolar e a importância da Educação Física. De acordo com os resultados, observou-se que parte os alunos possuem um bom entendimento em relação a gestão escolar. Neste estudo 32 alunos relatam como principal problema da gestão escolar atualmente está relacionado a falta de recursos na escola para um ensino de qualidade. Referente as responsabilidades do gestor, 22 alunos citam que zelar pela escola e por seus colaboradores é a principal responsabilidade do gestor. Para 36 alunos a forma de estimular a aprendizagem é realizando aulas inovadoras, dinâmicas e interativas. Em relação a disciplina de Educação Física na grade de ensino, 46 alunos descrevem que a disciplina e essencial para a saúde dos alunos. Conclui-se que os alunos do 9º ano entendem sobre gestão escolar e reconhecem a sua importância e suas dificuldades, e os atributos que um gestor precisa para assumir o cargo.