ESTADO NUTRICIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ICÓ – CE: ESCOLA PÚBLICA X PRIVADA

PAULO HENRIQUE DE SOUZA

Co-autores: RAIEIDE CRISTINA DOS SANTOS VITOR, MATHEUS BATISTA MONTE e ALANA SILVA CHAVES e HERALDO SIMÕES FERREIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

ESTADO NUTRICIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ICÓ - CE: ESCOLA PÚBLICA X PRIVADA 

 

 

CATEGORIA: ARTIGO COMPLETO

Resumo

A Educação Física na escola desempenha um papel de grande pertinência para o desenvolvimento saudável do aluno, pois a mesma propicia a criança atividades físicas orientadas, fundamentadas e planejadas para auxiliar a progressão tanto na esfera motora, quanto na afetiva e cognitiva. A educação física tem a capacidade de instigar no aluno práticas saudáveis, estudos apontam que crianças ativas tendem a ter um desenvolvimento cognitivo melhor, e consequentemente terá maiores probabilidades de se tornar um adulto ativo como afirma ZUNINO (2008) relatando que a Educação Física é uma das formas mais eficientes pela qual o indivíduo pode interagir e, também é uma ferramenta relevante para a aquisição e aprimoramento de novas habilidades motoras e psicomotoras. O objetivo deste trabalho é verificar o estado nutricional de crianças das séries finais do ensino fundamental comparando os resultados da escola pública com os achados na escola privada. A pesquisa se deu de forma transversal, foi analisado Índice de Massa Corporal - IMC de 127 alunos, foram selecionadas por conveniência duas escolas da rede de ensino da cidade de Icó-CE. Os resultados demonstram que há mais crianças com sobrepeso e obesidade na escola pública, onde também foi possível observar a falta de condições adequadas para a realização de aulas práticas de Educação Física.


Palavras-chave: Educação Física Escolar, Saúde e Composição Corporal.