FORMAÇÃO DOCENTE E APLICABILIDADE DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CATEGORIA: RESUMO EXPANDIDO
INTRODUÇÃO: A psicomotricidade estuda o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo humano, sabendo disso, deve-se trabalhá-la todos os dias com as crianças nas aulas, assim tendo seu desenvolvimento tanto psíquico quanto motor aprimorado. Mesmo sabendo disso muitos professores não à desenvolvem de maneira adequada, logo acabam deixando essa abordagem de lado por não conseguirem dominá-la. OBJETIVO: Portanto, o presente estudo tem por objetivo verificar as metodologias utilizadas na aplicação da psicomotricidade e vivenciar a realidade dos docentes que atuam na educação infantil. METODOLOGIA: O presente estudo é de natureza predominantemente qualitativa e trata-se de um trabalho transversal. Os participantes foram doze professores de Quixeramobim e Itapiúna, ambas cidades do Estado do Ceará. Os dados foram coletados através de uma entrevista. Esta foi realizada nas escolas de educação infantil. A análise de dados foi organizada por categorias. RESULTADOS/DISCUSSÃO: Evidencia-se que a maioria dos professores questionados são graduados em pedagogia, existindo também graduados em filosofia e letras. Todos comentaram que não tiveram a disciplina de psicomotricidade em sua formação, porém, vivenciaram dentro de outras disciplinas o desenvolvimento motor. Segundo os professores a psicomotricidade é de extrema importância, pois, ajuda o desenvolvimento intelectual e social da criança. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluímos que a psicomotricidade está presente nas aulas, porém o nível é baixo, em razão das faculdades não ofertarem essa formação de maneira mais densa e significativa. Sugere-se como forma de melhorar o nível de conhecimento e aplicação, cursos complementares de formação continuada a estes que já atuam, assim como uma maior atenção aos cursos de formação docente para este nível de ensino.
Palavras-chave: Formação de Professores, Psicomotricidade, Educação Infantil.