RESUMO SIMPLES
Iniciar uma discussão plural e intercultural na escola, sobretudo na área de Educação Física (EF), percorre o desafiador, o desconhecido e a visão aberta para sentidos, significados e valores pedagógicos, sociais e culturais que ali vão sendo elaborados metodologicamente. Proporcionar uma reconstrução didático-pedagógica em consonância ao contexto de diversidade e interculturalidade presente na sociedade brasileira torna o processo de ensino-aprendizagem, através da Educação Física escolar, mais uma alternativa de diálogo, reflexão e desconstrução de lacunas étnico-raciais permeadas no ensino, discutindo possibilidades de amplificação dos conhecimentos baseados na escola, dos projetos pedagógicos e parcerias que reforçam, em meio ao ambiente escolar, a valorização e difusão dos saberes. A partir de um resgate crítico cultural da memória e história da população indígena brasileira, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio de ação promovida por discentes de EF, realizou a "Gincana dos Jogos Indígenas" com alunos do ensino fundamental I da Escola Municipal Prefeito Mário Eugênio Lira, em Natal/RN, tendo como objetivo vivenciar e refletir com as crianças algumas práticas que são realizadas nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JPI), as quais, em sua maioria, são desconhecidas pela sociedade. Dessa forma, a partir de um estudo descritivo qualitativo em forma de relato de experiência que proporcionou aos alunos estabelecer relações interculturais e interdisciplinares para a elaboração da gincana, foram realizadas discussões teóricas para um melhor embasamento sobre a cultura indígena, a construção e vivência com a peteca, o tiro ao alvo com peteca, a corrida de tora e o cabo de força. Após a realização das aulas introdutórias e do evento de culminância da Gincana dos Jogos Indígenas, percebeu-se o quanto essa cultura ainda é cercada por preconceitos e estereótipos frutos de um desconhecimento sobre a temática. Após a realização das tarefas, da contextualização à prática, observou-se um interesse dos alunos sobre a cultura indígena, suas peculiaridades e reflexões críticas pontuais que colaboraram para a abordagem da temática seguinte: cultura afro-brasileira. Um processo interdisciplinar permitiu o (re)conhecimento da cultura indígena quanto construção social da sociedade brasileira, trazendo para os alunos e pibidianos novas perspectivas e possibilidades de ensino-aprendizagem a partir do diálogo multicultural de sentidos e significados. Assim, assuntos transversais e de relevância para a formação humana podem ser trabalhados, agregando aos alunos, aos professores e consolidando a Educação Física como um componente curricular importante para a formação integral do indivíduo.