TRANSVERSALIDADE TEMÁTICA NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO VOLEIBOL NO PIBID

MATEUS LEANDRO FERREIRA

Co-autores: e SAMARA MOURA BARRETO DE ABREU
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Este trabalho evidencia a abordagem de temas transversais no contexto da prática pedagógica do voleibol no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), situando evidencias educativas sobre o esporte da escola. O esporte é um fenômeno sociocultural e histórico da humanidade cujo olhar neste trabalho é pautado para o voleibol. O voleibol em nosso país se tornou no século XXI uns dos esportes mais valorizados e praticados em diversos espaços da sociedade. No ambiente escolar, estreitado a um dos conteúdos na Educação Física Escolar deve se manifestar como uma prática pedagógica de formação social, inclusiva e humanista, distanciando-se da proposta de esporte de alto rendimento. Objetiva-se identificar os temas transversais emergidos no contexto pedagógico da oficina de voleibol do PIBID no subprojeto de Educação Física, numa escola pública municipal de Canindé-CE. Caracterizou-se como uma pesquisa de campo, de caráter descritiva, tomando a experiência vivida pelos bolsistas de iniciação à docência na oficina de voleibol, durante o período de 08 de fevereiro a 07 de julho de 2019. Utilizou-se como ferramenta para identificar às questões pertinentes ao objeto investigado os diários de aula de dois bolsistas de iniciação à docência facilitadores dessa oficina. Após a conclusão das oficinas na escola, foram analisados os diários de aula, de forma interpretativa, onde se pode verificar que os temas transversais abordados se relacionaram às questões sociais de gênero; e as relações entre cooperativismo e competitivismo no e pelo esporte. Portanto, verificou-se que o campo de estudo e prática da Educação Física traz uma abertura dialógica para o pensar e agir diante das questões sociais conforme os dados dessa pesquisa, possibilitando uma leitura crítica da realidade. Através da oficina do PIBID os alunos vivenciaram e conheceram essa modalidade esportiva, numa perspectiva de transversalidade temática, envolvendo a sociabilização dos conceitos morais e éticos junto aos escolares, oportunizando uma mudança pedagógica no âmbito do esporte.