INTRODUÇÃO: Em sala de aula, é com o uso das metodologias ativas que o professor torna-se o mediador do processo de ensino-aprendizagem, cedendo espaço ao protagonismo do aluno. Com o uso dos métodos de ensino ativos o aluno pode desenvolver: autonomia, aptidão para resolver problemas rapidamente, senso crítico, aprendizado envolvente, responsabilidade, entre outros. Ainda assim, é possível identificar aulas que demonstrem pouco uso destas, portanto, analisar e reforçar suas contribuições na literatura é fundamental para gerar mudança no contexto educacional. OBJETIVO: Esse estudo pretende relatar as contribuições do uso prioritário de metodologias ativas durantes as aulas de Educação Física no curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE). METODOLOGIA: O respectivo trabalho é um relato de experiência, obtido como produto da observação das aulas da disciplina de Metodologia do Ensino da Educação Física, durante o semestre letivo 2019.1, da Universidade Estadual do Ceará, analisado o uso e contribuições das metodologias ativas e sua influência no âmbito acadêmico. As atividades se deram no período de julho a outubro do ano de 2019, tendo duração total de 4 meses, sendo realizadas em multiespaços da UECE. Participaram das aulas 35 alunos, o professor e a monitora da disciplina. A coleta e análise de dados se deram com a análise de fotos disponibilizados no grupo, observação das aulas, associação e identificação dos achados com a literatura. RESULTADOS: Percebeu-se que, houve o uso de metodologias ativas em todas as aulas do semestre, onde o professor e monitora assumiram a figura de mediadores do espaço, enquanto os alunos assumiam protagonismo e se perpetuavam grandes interações aluno-aluno, aluno-matéria e aluno-professor. Nas aulas, logo após as orientações serem passadas pelo docente, os alunos discutiam em equipes, pesquisavam com o auxílio de materiais disponibilizados ou tecnologias digitais sobre a matéria, apresentaram estratégias e resolutivas para os desafios propostos, demonstrando maior criatividade e autonomia ao decorrer do semestre. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com o produto dessa pesquisa, podemos observar o quão crucial é a cadeira de Metodologia do Ensino da Educação Física no Curso de Educação Física, gerando um bom desempenho, protagonismo, capacidade de resolução de problemas e desenvolvimento dos alunos da graduação, sendo esta, a responsável com os primeiros contatos dos alunos ao ensinar, levando, dessa forma, os discentes a se tornarem melhores profissionais no seu ambiente de trabalho.