GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS TAPEBAS: EDUCAÇÃO FÍSICA COMO MEIO PEDAGÓGICO DE ENSINO

ANTÔNIO ALEF BENTO DA COSTA CUNHA

Co-autores: JOÃO PAULO DUTRA VASCONCELOS e MABELLE MAIA MOTA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente artigo tem como temática gestão escolar nas escolas Indígenas Tapeba: Educação Física como meio pedagógico de ensino. O artigo tem como propósito relatar como a gestão escolar está associada à educação física escolar. Caracteriza-se como um estudo exploratório de caráter descritivo e abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Indígena Tapeba, situada no município de Caucaia-CE. Tendo como objetivo de identificar o modelo de gestão escolar desenvolvido na referida escola e as possíveis contribuições para a educação física. O instrumento utilizado foi um questionário qualitativo exploratório com 10 questões abertas direcionado a gestores, professores, funcionário e alunos do ensino médio com faixa etária entre 15 a 17 anos de idade. E como resultado vimos que as escolas têm um papel democrático e veem a educação física como disciplina importante para formação dos alunos. Contudo, temos a perspectiva de ampliar os saberes vivenciados na prática da gestão escolar através das ações realizadas no âmbito da pesquisa.