RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas considerações da experiência exitosa de alunos de Educação Física - licenciatura - da modalidade Educação a Distância, que aconteceu no Polo Universitário de Marcelino Vieira - UAB - UFRN. E com isso reafirmar a importância do lúdico na educação, em especial nas aulas de educação física escolar, e o processo de socialização que o brincar oferece as instituições de ensino, bem como a docentes e discentes. É neste víeis que o professor deve pensar organizar, planejar e suprir as necessidades apresentadas pelos alunos tendo como objeto principal a qualificação do ensino com o uso dos instrumentos de produção do sentido, mantendo seus planos voltados a favorecer a mediação, onde aluno e professor deixem de ser meros copiadores e tornem-se formadores de novos pensamentos acerca dos jogos e brincadeiras trabalhados. Para nortearmos teoricamente, utilizamos os estudos de (Sanches, 2008), (Zabala, 1998) e (Freire, 2011). Diante desses estudos, realizamos um evento voltado para a Educação Física Escolar, trabalhamos o lúdico com jogos e brincadeiras. No mesmo, utilizamos materiais reciclados para a customização de alguns brinquedos e permitimos a vivência de brincadeira s e jogos da região. O resultado do evento nos possibilitou uma visão mais ampla de como é a prática dos professores em seu dia a dia escolar, da mesma maneira em que tornou possível mais aprofundamento ao conhecimento favorecido pelo êxito da experiência escolar quanto aos objetivos do evento "II Encontro de Atividades e Práticas Motoras" que visava resgatar a cultura da brincadeira de rua e seus benefícios físicos, cognitivos e motores através da Cultura de Movimento como objeto de estudo e trabalho da Educação Física na Escola.
Palavras chave: Jogos e brincadeiras; Aprendizado; Educação Física.