PRÁTICAS CORPORAIS: CONTEÚDOS ABORDADOS PELOS PEDAGOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, EM CAUCAIA – CEARÁ.

KARLA NASCIMENTO LIMA

Co-autores: , GEORGIA MEDEIROS PAIVA DE ALENCAR , ROSANIA RODRIGUES LIMA , VALESKA SILVA THÉ PRAXEDES e MARIA GLAUDENIA DA SILVA OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

PRÁTICAS CORPORAIS: CONTEÚDOS ABORDADOS PELOS PEDAGOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, EM CAUCAIA - CEARÁ.

 

Karla Nascimento Lima [1], Georgia Medeiros Paiva de Alencar [2], Rosania Rodrigues Lima [3], Valeska Silva Thé Praxedes [4], Maria Glaudenia da Silva Oliveira [5]

 

 

O termo educação infantil se refere a uma etapa da educação básica destinada ao processo inicial de socialização das crianças (que vai até os 5 anos de idade). Esta atividade é realizada em instituições educativas especializadas conhecidas com várias denominações: jardim da infância, maternal, creches ou pré-escola. Este artigo teve como objetivo identificar os conteúdos abordados pelos pedagogos na educação infantil através das práticas corporais nas escolas da sede, em Caucaia - Ceará. A metodologia utilizada foi de um estudo de natureza transversal e exploratório, com abordagem quantitativa, realizado nas escolas das sedes de Caucaia-ce tempo integral, sendo aplicado um questionário com nove questões, Os dados da pesquisa foram tabulados em planilhas do Excel versão 2010 e apresentados em forma de tabelas com valores absolutos (N) para melhor compreensão. A população foi composto por 60 professores pedagogos que atuam no ensino infantil em escolas e creches municipais. A amostra é de 33 professores, sendo 32 do gênero feminino e 1 do gênero masculino. Diante do estudo abordado justifica-se a necessidade do profissional de educação física no qual atende a todas as necessidades que a criança passa na educação infantil ensinando por meio do movimento, no qual as crianças esta na fase se redescobrir. Conclui-se que é a importância e necessidade do brincar na educação infantil, no qual o papel do profissional que esta na área e fundamental para o desenvolvimento dessas crianças, fazendo que essas crianças do ato de brincar, vai se desenvolvendo e tendo o reconhecimento do seu próprio corpo em movimento.

 

Palavras chave: Ensino Infantil. Pedagogos. Práticas Corporais.

 

 

 


[1] Profissional de Educação Física. Especialista em Treinamento Desportivo - Universidade Veiga de Almeida, karla_lima1809@hottmail.com

[2] Profissional de Educação Física. Mestre em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, georgia.paiva@fatene.edu.br

[3] Profissional de Educação Física. Licenciada em Educação Física - FATENE, rosania22rodriguesrr@gmail.com

[4] Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Vale do Acaraú - UVA, valeskathe@gmail.com

[5] Pedagoga. Especialista em Psicomotricidade pela Universidade Estadual do Ceará -- UECE, glaudeniaoliveira@bol.com.br