FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA A GINÁSTICA NA ESCOLA

KÁSSIA MITALLY DA COSTA CARVALHO

Co-autores: VICTOR LEVI LIMA MARINHO e PATRICK ANDERSON MARTINS MAGALHÃES
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

Introdução: A formação inicial em Educação Física (EF) tem sido amplamente discutida na literatura brasileira em diversas perspectivas. Esta pesquisa trata-se de um relato de experiência, no qual revelo sob o olhar de mentores e orientadora minha formação complexa na Universidade Federal do Ceará (UFC) para a atuação nesse contexto. A UFC tem como pilares o ensino, a pesquisa e a extensão. Nesse sentido, abordarei de início o ensino no qual destaco as disciplinas obrigatórias de "Introdução à Ginástica" e "Ginástica Escolar", como pontos de partida para o interesse na atuação com a Ginástica na escola. Em seguida, ingressei no Grupo de Estudos em Ginástica (GEG-UFC) onde são fomentadas discussão sobre essa formação no âmbito das Ginásticas com enfoque no Estado do Ceará. Já no que diz respeito à extensão, a UFC conta com um projeto voltado para a Ginástica Para Todos (GPT), o Gymnarteiros. é um projeto de extensão existente há 8 anos, tem como objetivo a prática das ginásticas à luz da Objetivo: Compartilhar as observações e reflexões sobre a formação inicial em Educação Física para a atuação com a Ginástica. Método: Foi realizada uma observação participante nos três ambitos/pilares da universidade nos quais estou imerso. As observações foram registradas em um diário de campo. Resultados: A partir desta imersão, observei as principais dificuldades encontradas pelos alunos, como a professora lidou com essas situações e quais abordagens pedagógicas foram utilizadas para o preparo e desenvolvimento das aulas. Para tal, além da minha própria vivência, observei outra turma de Introdução à Ginástica (2019.2). A turma observada possui 47 alunos ativos. As práticas nessa disciplina visam a vivência técnica e pedagógica dos movimentos gimnicos que dão base para as demais ginásticas competitivas e demonstrativas. Nesse sentido, foi perceptível a dificuldade dos alunos na realização de alguns movimentos, principalmente com relação à bilateralidade, o que pode relevar uma ausência desse conteúdo na formação escolar dos mesmos. As aulas de movimentos básicos são ministradas em filas, assim podendo observar e corrigir os alunos. Ao notar dificuldades presentes em cada elemento, a professora repete o mesmo trazendo novas informações a respeito da execução e ou mais demonstrações. Considerações finais: A participação nos debates do GEG-UFC, na prática de GPT na extensão e nas observação das aulas, além da minha própria vivência nas disciplinas compõem uma formação complexa a qual partilho por acreditar que esta fomenta o prazer e a confiança para atuação como conteúdos como a Ginástica no âmbito escolar.

Palavras-chave: Ginástica. Ginástica na escola. Formação inicial.