Introdução: A Base Nacional Comum Curricular prevê a Ginástica na escola. Nesse sentido, o Grupo de Estudos em Ginástica da Universidade Federal do Ceará (GEG-UFC) ao debater junto a literatura pesquisas sobre a ausência desse conhecimento no âmbito escolar, identifica uma lacuna entre causa e consequência desse evento. Embora pesquisadores da área curricular apontem diagnósticos e perspectivas de atuação na escola, nossa reflexão volta-se para a formação inicial e sua capacidade de formar professores capazes de atuar com Ginástica nas aulas de Educação Física. Objetivo: analisar os componentes curriculares, ementas e docentes das disciplinas gímnicas dos cursos de graduação em Educação Física do Ceará, a fim de identificar se a formação inicial no Ceará dá base para o conhecimento e atuação com a Ginástica no contexto escolar. Método: realizamos o recorte da amostra a partir dos cursos conceituados pelo Ministério da Educação com nota entre 3 e 5, que resultou em 15 instituições de ensino. Dessas, 38% são públicas, enquanto 62% são privadas. 90% das universidades não disponibiliza as ementas, documento com os conteúdos, métodos e referências a serem usados em um componente curricular online. Assim, estas foram contatadas via telefones e e-mails, porém ainda assim não disponilizaram as ementas. Observamos ainda certa aspereza e desinteresse dessas universidades no debate sobre a formação inicial para o diagnóstico da realidade escolar. A ausência desses documentos publicizados pode indicar uma desorganização, desatualização ou inexistência dos mesmos. Resultados e considerações finais: A partir dos dados coletados, observamos que a UFC se destaca pelo número de disciplinas obrigatórias oferecidas sobre esse conteúdo, bem como a existência de uma disciplina específica de "Ginástica Escolar". Duas universidades, uma pública e uma privada disponibilizavam suas ementas online. A partir disso, observamos também, a formação dos professores responsáveis pelas disciplinas nessas instituições de ensino o que relevou que o profissional responsável por essa disciplina na universidade pública possui formação na área da Ginástica, enquanto o profissional da instituição privada não possui formação específica em nenhum nível em Ginástica. Nesse sentido, é objetivo do GEG-UFC ampliar as investigações sobre a formação inicial, porém, nesse breve momento que tem como objetivo iniciar o debate sobre a ausência da Ginástica nas escolas cearenses observamos que os conteúdos podem estar desorganizados, e ainda, conforme aponta Carvalho (2018) pode haver a escassez de profissionais, que terá como implicação despreparo na formação de novos profissionais e culminará na ausência desse conteúdo no ambiente escolar.
Palavras-chave: Ginástica na escola. Formação inicial. Ginástica no Ceará.