CIDADANIA, CRITICIDADE E MERCADO DE TRABALHO: PERCEPÇÃO DO DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFCE-FORTALEZA SOBRE O MÉTODO DE MODALIDADES DO INSTITUTO

ISABELLE M. BRAGA DA SILVA

Co-autores: THAÍS HELENA ELERY DE ALENCAR e PAULA MATIAS SOARES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

ARTIGO COMPLETO

RESUMO:

O Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) é composto atualmente por 34 campus, dentre eles o campus Fortaleza, onde a disciplina de Educação Física, diferente de outras instituições que possuem o ensino básico, é ofertada para os alunos do ensino médio através de modalidades específicas, que são: basquete, capoeira, futsal, ginástica, handebol, hidroginástica, natação, musculação, voleibol, treinamento funcional e pólo aquático. Enquanto em outras escolas a educação física é um trabalho apoiado em diferentes conteúdos teóricos e práticos. Essa diferenciação trouxe-nos a curiosidade sobre como os docentes que ministram essas aulas veem essa forma de "educação física escolar". Assim, o objetivo da presente investigação é identificar a percepção dos docentes do IFCE sobre essa forma de trabalho. É uma pesquisa de cunho aplicado, descritivo, de campo e qualitativo. Tem como universo amostral os professores de Educação Física que atuam no Ensino Integrado (Ensino Médio juntamente ao Ensino Técnico) do IFCE durante o ano de 2019.Como instrumento de coleta dos dados foi realizada uma entrevista onde três questões receberam destaques para apresentar neste trabalho: 1. Qual a finalidade das aulas de Educação Física no Ensino Médio do IFCE-Fortaleza que você ministra? 2.Você considera que este tipo de abordagem é satisfatória para o desenvolvimento global do aluno (considerando as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais)?3. Na sua opinião, você acha que a Educação Física Escolar (trabalho apoiado em diferentes conteúdos teórico-práticos da Educação Física) deve ser aplicada no IFCE-Fortaleza? Justifique sua resposta. Utilizou-se para análise dos conteúdos o método desenvolvido por Bardin (pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados - inferência e interpretação). Teve como resultados respostas como "foco na formação cidadã dos discentes", satisfação com os objetivos atingidos, necessidade de reflexão sobre a atuação docente e uma dicotomia de opiniões quanto a uma possível mudança do método adotado pelo campus Fortaleza