A legislação brasileira estabelece a Educação Física (EF) como componente curricular obrigatória da educação básica. E como tal deveria ter assegurado padrão de qualidade e equidade, através do repasse de recursos públicos. Sabendo que a realidade escolar brasileira, no que se diz respeito aos materiais em geral não é das mais promissoras,vemos a maioria das situações de utilização de materiais didáticos alternativos. Este artigo parte da necessidade de conceituar o que se pode classificar como materiais didáticos alternativos, bem como, sistematizar princípios para sua construção e utilização pedagógica. A estrutura de apresentação da proposta segue com a problematização sobre os objetivos e estímulos para a utilização destes materiais, partindo para uma possibilidade de definição conceitual, finalizando com a sistematização de bases para construção e utilização pedagógica dos mesmos. Assumindo o conceito de materiais didáticos alternativos como: implementos de materiais recicláveis e/ou de baixo custo e/ou outros materiais oficiais disponíveis na escola que sofrem adaptação ou são construídos de forma segura, adequada ao aprendente, que transmitam valores e possibilidades do ensino, sejam polivalentes e duráveis para que, de forma inclusiva todos tenham o direito de vivenciar as mais diversas praticas corporais. Esperando ter contribuído para o enriquecimento das possibilidades pedagógicas proporcionadas pelos materiais didático alternativos, visto que são uma realidade nas aulas de EF e necessitam ser discutidos em suas várias dimensões .