A DANÇA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A INSERÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS
Nazareno Montenegro Teixeira[1]
Maria Petrília Rocha Fernandes[2]
RESUMO
Introdução: A dança é um conteúdo que está presente na cultura corporal de movimento e, deve ser inserida nas aulas de Educação Física escolar. Infelizmente, em muitas escolas, a dança é vivenciada apenas em períodos festivos, sendo muitas vezes, deixada de lado na disciplina de Educação Física. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo refletir a importância da dança enquanto conteúdo da Educação Física Escolar, para a construção de indivíduos ativos, criativos, afetuosos, cooperativos e críticos no processo de ensino-aprendizagem. Especificamente, pretendeu-se tornar as aulas de Educação Física mais dinâmicas e atraentes por meio das metodologias ativas de aprendizagem. Metodologia: O presente estudo consiste em uma pesquisa qualitativa, com caráter descritivo, realizado a partir de um relato de experiência nas aulas de Educação Física, abordando a importância do conteúdo de dança no processo ensino-aprendizagem, realizado na Escola de Ensino Médio Padre Rodolfo Ferreira da Cunha, localizada no distrito de Canaan, município de Trairi-CE. A construção inicial se deu através de aulas teóricas, abordando a origem e curiosidades de diversas danças como: Carimbó, Maculelê, Contemporânea, Circular, Coco, Capoeira, Ciranda do Norte, Frevo, Baião e Xaxado. Resultados e Discussão: Através da dança foi possível desenvolver uma metodologia ativa dentro da Educação Física, onde os alunos construíram o conhecimento e se tornaram protagonistas na aprendizagem. Com a experiência da dança, os alunos puderam expressar sentimentos, trabalhar em equipe, desenvolver um sentimento de inclusão e de união no espaço escolar. Percebeu-se com o trabalho de dança que, todos os alunos foram incluso no processo, cada um foi importante na execução das pesquisas, das danças, brincadeiras cantadas e nos debates em sala de aula. Outro fator importante foi, a motivação dos alunos para a construção das atividades, coletivamente buscaram solucionar os problemas vivenciados ao longo do processo. Considerações Finais: A partir deste estudo, pode-se perceber que o conteúdo de dança é de suma importância para o processo de ensino, e que este deve ser inserido nas aulas de Educação Física de forma pedagógica, dando oportunidade aos alunos conhecerem e praticarem diversas manifestações culturais do Brasil e do Mundo, especialmente utilizando as metodologias ativas.
Palavras-chave: Dança. Educação Física. Metodologias Ativas.
[1] Especialista em Fisiologia do Exercício pela Faculdade Padre Dourado-FACPED.
[2] Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará-UECE.