EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: FATORES MOTIVACIONAIS EM ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA - CEARÁ

KARLA NASCIMENTO LIMA

Co-autores: , GEORGIA MEDEIROS PAIVA DE ALENCAR, EVALDO FREIRE PONTES, LUCIANA DE ANDRADE COELHO MACEDO e PAULO ANDREY DE HOLANDA BASTOS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Resumo Expandido

 

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: FATORES MOTIVACIONAIS EM ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA - CEARÁ

 

Karla Nascimento Lima1 , Georgia Medeiros Paiva de Alencar2 ,Evaldo Freire Pontes3, Luciana de Andrade Coelho Macedo4, Paulo Andrey de Holanda Bastos5

Introdução: A Educação Física deve promover na escola potencialidades de movimento levando em consideração as características do escolar e todas as suas limitações. Objetivo: Investigar os fatores motivacionais intrínseco e extrínseco nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, em uma escola do município de Fortaleza-Ceará. Metodologia: Apresenta um estudo exploratório com caráter transversal e abordagem quantitativa, a pesquisa aconteceu na E.E.F.M. Ayrton Senna da Silva do município de Fortaleza-Ce, com população de 134 alunos matriculados no 1º ao 3º ano do ensino médio integral de ambos os sexos e uma amostra de 104 escolares. O instrumento utilizado foi dois questionários compostos de seis questões com 31 afirmações, sendo 15 referente à motivação intrínseca e 16 referente a motivação extrínseca, onde cada afirmação é respondida através de uma escala LIKERT de cinco pontos. Participaram do estudo 104 escolares, com faixa etária entre 15 e 19 anos. Resultados: De acordo com a variável gênero observa-se que houve uma equidade com relação ao percentual entrevistado de 50% para ambos os sexos. Com relação a faixa etária, observa-se que há um grande índice de escolares entrevistados no 1º ano do ensino médio com 55 (53%), onde na sua faixa etária houve equivalência de valores numéricos com 49 (47%) entre as idades de 15 à 18 anos para cada variável participantes com relação ao Nível de Motivação Extrínseca, os participantes nas aulas de educação física, 84 (81%) afirmaram que concordaram porque faz parte das disciplinas da escola. Quanto eu gosto das Aulas de Educação Física 86 (83%) discordam que sou melhor que os meus colegas e 61 (59%) relataram sinto-me integrado na turma que concordam muito. E por fim 72 (69%) discordaram que não simpatizo com o professor. Considerações Finais: Portanto, a faixa etária entre 15 a 19 anos, de acordo com a variável gênero, observa-se que houve uma equidade com relação ao percentual entrevistado de 50% para ambos os sexos. No entanto, há um grande índice de escolares entrevistados no 1º ano do ensino médio.relataram que gosta da aula da educação física, porque aprendo uma nova habilidade e maioria discordo muito porque quase não tenho oportunidade de jogar.

 

Palavras chave: Educação Física. Ensino Médio. Fatores Motivacionais.

 1 Profissional de Educação Física. Especialista em Treinamento Desportivo - Universidade Veiga de Almeida, karla_lima1809@hottmail.com

2 Profissional de Educação Física. Mestre em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, georgia.paiva@fatene.edu.br

3 Profissional de Educação Física. Licenciada em Educação Física - FATENE, evaldo79@gmail.com

4 Profissional de Educação Física. Bacharel e Licenciada em Educação Física (UVA), Psicopedagoga pela Faculdade Terra Nordeste - FATENE, profa.lucianacoelho@gmail.com

5 Profissional de Educação Física. Mestre em Educação e Gestão Desportiva - Universidad Internacional SEK (2009), paulo.bastos@fatene.edu.br