Resumo Simples
QUALIDADE DE VIDA DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FACULDADE TERRA NORDESTE, CAUCAIA- CEARÁ
Georgia Medeiros Paiva de Alencar 1, Gilvânia Dantas Chagas 2, Luciana de Andrade Coelho Macedo 3, Karla Nascimento Lima 4, Francisco Girleudo Coutinho da Silva 5
Introdução: A qualidade de vida (QV) é a percepção que o indivíduo tem de sua posição na vida e em vários aspectos dentro da sociedade. Objetivo: Investigar a qualidade de vida dos acadêmicos do curso de educação física da Faculdade Terra Nordeste (FATENE), Caucaia, Ceará, Brasil. Metodologia: A pesquisa foi de natureza exploratória com caráter transversal e abordagem quantitativa. Esse estudo foi realizado no período de março de 2017, constituído por uma população de 588 baseado em uma amostragem de 327 acadêmicos, sendo 113 homens e 214 mulheres. Para essa avaliação, foi aplicado um questionário validado pelo grupo de qualidade de vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-100) na sua versão abreviada, o WHOQOL-BREF, o qual é composto por 26 questões objetivas, sendo duas questões gerais de qualidade de vida e as demais 24 representam as facetas que compõem o questionário original. Resultados: A presente pesquisa mostraram que 58,41% dos acadêmicos tiveram uma boa qualidade de vida. Em contraste, os dados mostraram que 56,88% dos estudantes tem sentimentos negativos que afetam a qualidade de vida. Aspectos como renda, sentimento negativo e sono podem interferir na qualidade de vida. Os resultados desse estudo sugerem a necessidade de maior atenção à qualidade de vida dos estudantes da instituição IES pesquisada, podendo observar que a renda, sentimento negativo e sono, apresentaram resultados negativos e insatisfatórios, interferindo negativamente na percepção da QV. Considerações Finais: Em relação a este estudo, o mesmo pode trazer novos rumos além do conhecimento. Também pode ser sugerido à instituição que crie programas de lazer para os estudantes uma ou duas vezes ao mês, assim contribuindo positivamente para vários aspectos da QV. Umas das limitações deste trabalho é que poderia ter cruzado os dados de QV com as variáveis turno, idade e gênero dos participantes, podendo assim ter verificado uma apresentação mais profunda dos dados.
Palavras chave: Acadêmicos. Educação Física. Qualidade de Vida.
1 Profissional de Educação Física. Mestre em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, georgia.paiva@fatene.edu.br