O trabalho é uma experiência vivenciada com aluno do 5º ano em 2018. No projeto Aprovação Assistida, criado pelo diretor da escola, que foi lançado o desafio de atender 9 (nove) crianças com dificuldades de aprendizagem. Foram realizadas avaliações psicopedagógicas e outros testes avaliativos pedagógicos. Tendo como Objetivos: Investigar no desenvolvimento das crianças suas dificuldades de aprendizagem em seguida dar suporte através das intervenções e encaminhamentos para outras especialidades, tais como psicólogo, Neurologista, que possam esta promovendo melhor qualidade de vida para os aprendizes. Conhecer o histórico escolar das crianças através da anamnésia. Metodologia: Foram indicados pelos professores de sala regular em seguida pela direção da escola, todos com a mesma queixa. Crianças que vem passando de ano e apresentam déficit de aprendizagem, e causando dificuldades na convivência em sala de aula. As famílias também foram participantes da anamnésia. Após as avaliações psicopedagógicas, passaram a participar das sessões de intervenções. Após algumas sessões foram necessários encaminhamentos para psicologia e o neurologista. Como referencial teórico tem: Almeida (2017),que traça modelo de relatórios para subsidiar a avaliação. Costa (2011), que ressalta a importância da psicopedagogia intercalando com a psicomotricidade. Simaia (2016) que trata do diagnostico psicopedagógico na aprendizagem das crianças, Resultados: Foi bastante positivo, tendo bom rendimento na aprendizagem, melhor desempenho nas atividades propostas, segurança pessoal em se expressar e executar suas funções sócias executivas e um bom desempenho nas provas do SPAECE/2018 e contexto sócio - afetiva família e escola. Conclusões: Diante desse dilema foi possível superar os desafios do não aprender e a obtenção maior na aceitação coletiva de sala de aula, vencendo desafios para aceitar atividades propostas. Considerações finais: Favorecendo a nossa formação esse trabalho traz ponte de relevância para ênfase da avaliação psicopedagógico, focando em outros aspecto quanto ao seu desenvolvimento psicomotores. A Psicopedagogia e a Psicomotricidade, são áreas do conhecimento que se completam por sua similaridade. [...] apresentam pontos de intersecção no atendimento aos problemas de aprendizagem. (COSTA, 2011, p.69). E as duas surgiram dentro da área da medicina. Traz suas contribuições para a humanidade.
Palavra-chave: Psicopedagogia. Aprendizagem. Dificuldades