Resumo: A sociedade moderna tem experimentando nas últimas décadas, em especial no contexto educacional, questionamentos nos aspectos da identidade dos docentes, na sua formação, no papel social da escola e nas relações desenvolvidas mediante esse contexto. Neste cenário de mudanças profundas destaca-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência tem como objetivo de fomentar formação inicial dos profissionais. O subprojeto de Educação Física no PIBID tem como objetivo construir um espaço de intervenção profissional por meio da iniciação à docência em busca de construir estratégias inovadoras na área da Educação Física Escolar. Destacamos que o PIBID representa hoje mais uma oportunidade de ação na formação de professores de Educação Física no ensino superior, pois é capaz de produzir novos significados na prática docente destes futuros professores. Objetivo: Refletir acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência-PIBID, na formação inicial dos bolsistas de Licenciatura em Educação Física. Metodologia: Trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo. Os participantes da pesquisa foram os 40 bolsistas do subprojeto de Educação Física, desenvolvido em quatro escolas da rede pública estadual de ensino, localizada em Sobral, Ceará. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas. A disponibilização dos questionários foi realizada durante os meses de novembro e dezembro de 2017, quando e-mails foram enviados aos estudantes bolsistas participantes do Pibid/subprojeto de Educação Física-UVA. Resultados: Constatou-se que os bolsistas reconhecem a importância do Pibid, no processo de formação inicial, no sentido de libertação das práticas teóricas na universidade através da construção da relação entre a teoria e a prática no ambiente escolar. Salientam que o programa promove o trabalho coletivo entre estudantes da Universidade, não apenas alunos que compõe o mesmo subprojeto, mas a associação entre subprojetos, juntamente com os coordenadores de área e supervisores que resulta em uma ação coletiva com mais planejamentos, conteúdos e colaboração de todos. Conclusão: Portanto, é imprescindível que ainda durante a formação inicial o futuro professor produza saberes que o formem para as condições do trabalho docente. Também torna-se necessário que o início da docência seja concebido como política de formação, não apenas contempladas em programas, mas como política que envolva as instâncias governamentais e as instituições de ensino na organização de ações que acompanhem a entrada do professor no campo de trabalho.
Palavras-chave: Escola. Educação Física. Formação Inicial.