INTRODUÇÃO: Desenvolver a autonomia dos estudantes é condição sine qua non para formação intelectual, social, física, artística e cultural. Segundo o Dicionário de Língua Portuguesa a palavra autonomia significa a "capacidade de autogovernar-se, de dirigir-se por suas próprias leis ou vontade própria; soberania." De outro modo, quando uma pessoa transforma todo repertório de informações adquirido ao longo da vida em conhecimento prático e funcional. Isto posto, compreendemos que a educação física, como componente curricular, seu ensino não se restringe somente a uma prática corporal de movimento, mas enfatiza suas possibilidades de manifestações no contexto social, e desta feita, desenvolve notadamente a construção da autonomia dos alunos. Nesse contexto, Freire (2010, p.15) vê o aluno como um sujeito social e histórico que traz para o âmbito escolar o seu conhecimento, enfatizando que "formar é muito mais do que puramente treinar o educando nas suas destrezas" e que a postura ética deve ser buscada sempre, "a ética universal do ser humano" (FREIRE,2004,p.16). OBJETIVO: Investigar a constituição da autonomia dos alunos nas aulas de educação física do ensino médio profissional. METODOLOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, de natureza qualitativa-quantitativa, do tipo exploratória. Local da pesquisa, a E.E.E.P Profª Marly Ferreira Martins estão matriculados 312 alunos. Desse modo, a amostra, neste estudo se caracterizou por um (1) professor de educação física e 200 alunos na faixa etária de 14 a 20 anos, de ambos os sexos, que estudam nas turmas do 1º, 2º e 3º anos dos cursos profissionalizantes de enfermagem, redes de computadores e hospedagem em tempo integral no ensino médio profissional. Sendo que 49 (24,5%) eram do 1º ano, 78 (39,0%) do 2º ano e 73 (36,5%) do 3º ano. RESULTADOS: Os dados coletados indicam que, nas aulas de educação física, o professor proporciona atividades em sala de aula que estimule a autonomia dos alunos: 25 (51,2%) 'opção concordo'; Nas aulas de educação física há um tempo para a reflexão crítica dos alunos sobre os conteúdos teórico/prático, 26 (35,8%) 'opção concordo'.Ressalta-se que, a porcentagem geral dos nove itens que compõem a constituição da autonomia dos alunos nas aulas de educação física do ensino médio profissional pesquisados, envolvem perguntas que abordam desde os aspectos relacionados com o desenvolvimento da autonomia, a construção da cidadania, a liberdade de expressão, a autonomia na tomada de decisão, dentre outros. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considerando o objetivo da pesquisa, conclui-se que ao investigar a constituição da autonomia dos alunos participantes desse estudo, infere-se que o professor desenvolve a autonomia dos estudantes durante as aulas de educação física através da aprendizagem cooperativa, da participação dos alunos no planejamento e realização de eventos esportivos na escola, estimulando o protagonismo juvenil por dessas e outras atividades em cooperação e participação. Quanto a opinião dos alunos, o professor de educação física proporciona autonomia durante as aulas, fazendo-os compreenderem seu papel na sociedade, permitindo o tempo para a reflexão crítica sobre os conteúdos teórico/prático, proporcionando oportunidades para a discussão e opiniões referentes à organização e planejamento.