FORMAÇÃO DOCENTE E SEXUALIDADE: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS CONTRADITÓRIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

CAIO ROBERSON LOPES MENEZES

Co-autores: , ANA LUISA BATISTA SANTOS, MARIA EDILENE ARAÚJO SILVA e PEDRO HENRIQUE SILVESTRE NOGUEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

No contexto de uma sociedade capitalista e globalizada, são inúmeros os espaços de produção do saber que estão envolvidos na formação de jovens para torná-los aptos a conviver com respeito e tolerância na sociedade. Porém, esses espaços em grande parte excluem a discussão da sexualidade e das questões acerca dos comportamentos sexuais dos indivíduos. a falta de discussão sobre a referida temática por parte dos professores, bem como o desconhecimento de seus conceitos também se dá, ainda, pelo fato de que professores constantemente se baseiam em percepções e crenças particulares que geralmente são reprodutoras de preconceitos e discriminações que envolvem sexualidade. Esse contexto faz com que seja necessário entender como as abordagens referentes às discussões sobre sexualidade e o posicionamento crítico dos professores sobre esse assunto são necessárias para a prática do magistério na escola. Diante disso, o estudo tem como objetivo investigar a importância da formação de professores de Educação Física sobre as temáticas de sexualidade e a sua abordagem nas estratégias metodológicas para a pratica docente na escola. Trata-se de um estudo qualitativo, o qual se apropria da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin para examinar a fala de um professor de Educação Física em uma escola particular localizada em Fortaleza - CE, obtida por meio da realização de uma entrevista semiestruturada realizada no mês de setembro de 2019. O Sujeito da pesquisa foi informado de todos os aspectos éticos, das informações gerais acerca do propósito e a finalidade do procedimento. O roteiro de entrevista foi estruturado a partir de 14 perguntas, cabendo destacar que todas as respostas foram gravadas por meio de um recurso de gravação de áudio presente em um celular da marca Iphone 6. Os dados foram transcritos e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo onde evidências que possibilitem a dedução de conhecimentos inerentes às condições de produção/recepção de tais mensagens. Ademais, buscou-se descrever o posicionamento crítico do professor acerca da temática de sexualidade e sua utilização nas aulas de Educação Física e evidenciar a necessidade da formação dos docentes acerca da temática de sexualidade para a criação de intervenções pedagógicas na escola com o intuito de suprimir preconceitos e discriminações referentes a essa temática. As categorias que emergiram das falas referentes às temáticas foram: (1) Descrição do posicionamento crítico do professor acerca da temática de sexualidade e sua abordagem nas aulas de educação física; (2) Temática de sexualidade e sua abordagem nos processos de esnino-aprendizagem nas aulas de educação física. Os resultados da pesquisa constataram que é fundamental que os graduandos dos cursos de licenciatura em Educação Física se apropriem da temática de sexualidade e cobrem de seus professores uma maior disseminação dessa temática nos conteúdos para que o professor estabeleça a implementação de projetos, ações e intervenções, como, seminários, aulas teóricas, aulas com temas transversais e palestras, as temáticas de sexualidade sejam frequentes no cotidiano das aulas de Educação Física.