O direito ao brincar da criança vem sendo cada vez mais difundido no âmbito escolar e não escolar. Dentro deste universo destacamos a importância atribuída ao jogo como promotor do desenvolvimento das crianças no cotidiano da Educação Infantil. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar os modos como o jogo vem sendo concebido no Centro de Educação Infantil Frei João Pedro, identificando as lógicas de ação dos diversos atores envolvidos no processo; alunos, professores, funcionários e gestão-coordenação, buscando averiguar como a cultura lúdica é articulada ao instrumento pedagógico da escola. As técnicas de coleta de dados foram de inspiração etnográfica, com entrevistas, observação e anotações em diário de campo nos servindo a tessitura do contexto social envolvido na pesquisa. Entender o desenvolvimento do conceito de jogo, conhecer o universo pedagógico do CEI, identificar a diversidade da cultura lúdica no cotidiano do CEI Frei João Pedro e apresentar o aspecto educacional do jogo na referida escola estão entre os objetivos específicos do estudo. Observando durante uma semana o CEI, pude desvelar que apesar da presença do lúdico ser de forma massiva há uma valorização em sua forma como estratagema pedagógica, ou seja, ela tem sido trabalhada apenas para um aprendizado focado pelo educador, perdendo sua liberdade e deixando de ser um jogo, passando a ser voltada a uma única finalidade, a absorção do conteúdo apresentado, contundo isso não é ruim. O que se torna preocupante, é o fato do espaço de tempo para a realização de jogos e brincadeiras livres, serem cada vez menores, sendo que as turmas observadas não dispunham de recreio programado. Em jogos livres as crianças podem ampliar o leque de aprendizado, bem como ter um acréscimo em suas capacidades físicas, tendo uma maior compreensão do mundo a sua volta, além de serem construtoras de seu próprio conhecimento, tendo o professor como mediador dessas experiências, cabendo a ele apresentar as crianças esse novo universo, cuidando, participando e ajudando-as quando necessário. Com isso podemos elucidar que ainda temos dificuldades em equilibrar os jogos e brincadeiras livres e o jogo em sua forma educativa, uma vez que os dois são de suma importância para o desenvolvimento infantil.