A LITERATURA COM ESTRATÉGIA FORMATIVA DOS BOLSISTAS DO PIBID DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

SUENIA DE LIMA DUARTE

Co-autores: HELDER CAVALCANTE CÂMARA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

O processo de formação docente enfrenta entraves na consecução de seus objetivos. É por isso que as instituições de ensino superior devem oferecer uma formação que contenha todo o subsídio para uma atuação efetiva, não se limitando a aprendizagem de metodologias e procedimentos, visto que a escola está cheia de incertezas e por ser constituída por sujeitos singulares. Associada a essa aprendizagem, deve acontecer uma formação a qual permita o professor enxergar não a partir de um único prisma, mas por uma pluralidade de olhares que dialogam entre si, viabilizando uma reflexão ampla sobre as práticas que se fazem na escola. O mesmo deve ser capaz de fazer, refazer e refazer-se continuamente, construindo estratégias de ação tanto dentro como fora do espaço educacional. Considerando essa problemática, o PIBID do Curso de Educação Física do CAMEAM/UERN, procura realizar o exercício de uma prática formativa fundada no eixo professor/pesquisador/reflexivo, tendo como marco teórico/epistemológico a abordagem multirreferencial (BARBOSA,1998). As estratégias para a execução desse trabalho foram pensadas nos moldes da pesquisa/ação, visando contribuir para a reflexão e reeducação do olhar, bem como a inclusão de si mesmo no processo de aprendizagem e de formação. Nesse sentido, propomos uma ação formativa que permitisse uma alteração na forma cartesiana de pensar a Educação Física escolar e suas práticas. Essa ação se consolidou por meio de um processo formativo dividido em 03 etapas, sendo relatado aqui a segunda. A literatura, nesta etapa, foi pensada como objeto de conhecimento implicado, com o qual ciência e educação podem dialogar e complementar suas reflexões sobre o ser, a aprendizagem, a realidade e o mundo, podendo ampliar a visão disciplinar da educação e estabelecer diálogos com saberes poéticos, metafóricos e literários. A literatura permite estimular e desenvolver os sentidos humanos como porta de acesso à compreensão mais significativa sobre a educação, como também sobre si mesmo, e por isso se tornou o foco dessa etapa. Foram realizados diálogos com Lispector (1995), Calvino (2008), Saint-Exupéry (2009), Barros (1996), Morin (2000; 2008), Krischnamurti (1994) e Bachelard (1991), bem como vivenciados Seminários Temáticos com convidados externos, que discutem a condição humana. Como produto desse módulo, cada bolsista produziu um texto que partiu de suas reflexões enquanto autor de si mesmo e da questão: "Qual(ais) a(s) contribuição(es) dessas leituras para pensar sua prática enquanto professor/educador?"