REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO METODOLÓGICA EM DUAS ESCOLAS PELO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA- PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

JOÃO MÁRCIO FIALHO SAMPAIO

Co-autores: JOSÉ CÍCERO CABRAL DE LIMA JÚNIOR, RAUAN MACÊDO GONÇALVES e PAULO ROGÉRIO BARBOSA DO NASCIMENTO
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

O subprojeto de Educação Física pelo Programa Interinstitucional de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID da Universidade Regional do Cariri- URCA de maneira criativa tem abordado várias metodologias inovadoras no âmbito do ensino, visando melhoria na formação e atuação docente. Neste trabalho não temos a intenção de discutir propostas metodológicas do programa em questão, nem tampouco justificar a importância de atuar na escola, mas fazer um paralelo entre metodologias de ensino vividas por um acadêmico/bolsista do programa em duas escolas públicas do município de Crato-Ce, trazendo uma discussão de elementos que foram inseridos e estudados ao longo da prática pedagógica. Temos como objetivo analisar a prática docente, bem como verificar a trajetória metodológica que houve de uma escola para outra, tendo em vista os aspectos que a influenciaram. Trata-se de um relato de experiência de natureza qualitativa e exploratória, o lócus de investigação foi à observação das aulas no período de Maio/Junho e Setembro/Outubro de 2015 em duas escolas públicas adjuntas do programa PIBID-URCA na cidade de Crato-Ce. De acordo com as observações das aulas na primeira escola, percebeu-se algumas atitudes tradicionais no ensino da Educação Física, por exemplo, o uso excessivo da técnica, o que de certa forma deixou as aulas monótonas, fazendo com que os alunos ficassem desmotivados. Após a mudança de escola a ideia foi desenvolver uma metodologia diferenciada, idealizada nas reuniões e oficinas. Baseando-se nas experiências anteriores, buscaram-se métodos relativos à prática da reflexão sobre o ensino, resultando na ação reflexiva do antes, durante e após a ação de ensinar. O conceito de "reflexão na ação" significa o conhecimento que o professor mobiliza através dos recursos intelectuais (conceito, crenças, técnicas, etc.), elabora a estratégia de intervenção e prevê o futuro dos acontecimentos. A partir desta premissa, verificou-se maior aceitação e envolvimento por parte dos alunos. A técnica antes como elemento central, agora é um componente do jogo/prática. As intervenções foram feitas sem que fosse preciso parar totalmente o andamento da atividade. Conclui-se a importância da reflexão durante a ação pedagógica do professor, tendo em vista possibilidades real de mudança metodológica, consequentemente em relação ao fazer docente. Essas reflexões permitiram 'ousar' em relação à forma metodológica da intervenção, partiram das experiências obtidas e que foram ajustadas e modificadas pelo professor.

REFERÊNCIAS

BETTI, Irene C. Rangel; BETTI, Mauro. Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física. Motriz, Volume 2, número 1, Junho/1996.

ALMEIDA, Luciano de; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. O que ensinar e aprender nas aulas de Educação Física na escola? . Revista Digital, Buenos Aires, 11, N° 102, Novembro de 2006.