Ética: Uma Abordagem Transversal na Educação Física, no Colégio Estadual Paulo Sarasate do Município de Canindé-CE.
A presente investigação minuciosa e sistemática de pesquisa teve como principal objetivo verificar de que maneira o princípio da ética pode ser discorrido nas aulas de Educação Física Escolar, no Colégio Estadual Paulo Sarasate, por meio de seus componentes (diálogo, respeito, justiça e solidariedade) empregando os PCN's como meio de integração desses. Foi utilizada como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa, bem como referenciais teóricos na pesquisa-ação, no qual foram realizados encontros coletivos e entrevistas individuais por séries de ensino (Ensino Médio) e ainda com doi docentes licenciados em Educação Física na instituição estadual anteriormente mencionada, situada no município de Canindé-CE. A análise da pesquisa com base nos encontros indicou que ainda há resistência por parte dos próprios docentes em preparar e repassar conteúdos que visem o aprimoramento do tema Ética, em salas de aula, mesmo este tema sendo tratado pelos PCN's, levando em consideração o papel do docente e do aluno no sistema educacional como sendo o centro das relações interpessoais, e por isso, tem o dever de apresentar condutas pautadas na ética e deve exigir a reciprocidade junto aos seus colaboradores, fomentandoa cooperação e o diálogo, o que poderá resultar numa educação voltada para os valores essenciais da vida humana. Essas reuniões contribuíram para que os professores refletissem sobre a éticacomo conteúdo a ser desenvolvido intencionalmente nas aulas. As entrevistas finais indicaram que após o término dos encontros eles continuaram refletindo sobre a ética, procurando desenvolvercom os alunos questões relacionadas ao tema, no decorrer das aulas e mesmo fora da escola, bem como na vida pessoal, ou em grupos sociais.