PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

FRANCISCA LARISSA RODRIGUES DE ALMEIDA

Co-autores: FRANCISCA LARISSA RODRIGUES DE ALMEIDA e DINÁ SANTANA DE SOUSA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Francisca Larissa Rodrigues de Almeida¹
Diná Santana de Sousa²

A Educação Física como área do conhecimento do currículo escolar, que possui como objeto de estudo a cultura corporal de movimento, pode ser destacada como um recurso importante no desenvolvimento educacional por utilizar a expressão corporal e o movimento como formas de comunicação não-verbal. Os jogos, as lutas e a dança entre outros,transmitem comportamentos, sentimentos, valores coletivos e sociais, como também promovem o desenvolvimento de indivíduos com ou sem deficiência. Sabendo que a educação inclusiva como um processo social dentro da Educação Física pode direcionar uma reflexão sobre uma educação que consiga atingir a todos os públicos. O Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005, para o povo surdo o foi uma grande conquista. Este Decreto, além de outras providências, inclui a Libras como disciplina obrigatória nos cursos de Licenciatura. Desta forma, a língua brasileira de sinaisocupaespaço na formação de professores, dentro das IES.
Durante a disciplina no Curso de Licenciatura em Educação Física no IFCE, o professor em formação conhece a história e a legislação que trata da Pessoa Com Deficiência, de forma introdutória, pois o foco da disciplina é o conhecimento da história do povo surdo,assim como também a Libras, importante meio que promove a comunicação entre professor ouvinte e aluno surdo, durante a aplicação de suas aulas no contexto escolar.
Este trabalho é um relato de experiência com a turma de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal do Ceará campus Canindé, na disciplina de Libras, ministrada pela professora Diná Santana.
Os discentes tiveram uma aula de campo num contexto de educação bilíngue, no Instituto Cearense de Educação de Surdos. Como conhecimento adquirido em sala de aula os discentes organizaram uma aula com atividades corporais para os alunos surdos, as diversas ações possibilitou a comunicação, por meio da Libras, bem como a adequação das atividades ao público-alvo. Os futuros professores obtiveram êxito em sua atividade. Além de conhecer de forma prática o funcionamento de uma escola com a proposta bilíngue, tiveram seu primeiro contato com surdo de forma direta.


Palavras-chave : Educação Física. Inclusão. Libras .