Francisco Vieira de Oliveira
Graduando do 6º Período em Licenciatura do Curso de Educação Física da UERN-CAMEAM - Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
francisco_slipknot@hotmail.com
Elisângela Monteiro Queiroz
Graduanda do 6º Período em Licenciatura do Curso de Educação Física da UERN-CAMEAM - Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
elisangela201186@hotmail.com
Bergson Rodrigo Fernandes de Oliveira
Professor Supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) Educação Física do Estado Do Rio Grande do Norte
bergson.edfisica@gmail.com
Helder Cavalcante Câmera
Professor Ms. do Curso de Licenciatura em Educação Física da UERN-CAMEAM
redlehcc@gmail.com
O SER PROFESSOR EM CONSTRUÇÃO
Este resumo parte do processo de ação pedagógica do Subprojeto do PIBID de Educação Física da UERN-CAMEAM, que tem como temática a suplantação de uma prática tradicional de ensino na Educação Física escolar, baseando-se principalmente nos projetos produzidos e realizados no âmbito do locus escolar. Em destaque, os projetos: "A capoeira e valorização da cultura brasileira" e "Lutas versus violência". A construção teórica baseia-se em autores como Paulo Freire (1996); Joaquim Barbosa et al. (2000); José Carlos Libâneo (1994); Tomaz Tadeu da Silva (2007); Hemi Hess (2004); Edgar Morin (2003); Marie-Christine Josso (2010); Joe L. Kincheloe e Kathleen S. Berry (2007). O propósito deste resumo não é direcionado para discutir a formação e o processo educativo dos alunos, mas o próprio processo do ser professor em formação. As reflexões emergem a partir da experiência da realização de aulas planejadas e executadas a partir da multireferencialidade, reflexões essas que não se focam em uma única perspectiva, pois se assim o fizéssemos, perderíamos a compreensão de um todo imbrincado em nossa realidade, como destaca Morin (2003). Dito isso, nos inclinamos a uma concepção teórico-metodológica que assume a bricolagem (KINCHELOE & BERRY, 2007), a multirreferencialidade (BARBOSA et al. 2000) e a experiência de vida e de formação (JOSSO, 2010) como estratégias para construirmos nossa forma de olhar este trabalho e para nós mesmos. Baseamo-nos na análise dos "jornais de pesquisa" (BARBOSA, 2010), escritos por nós no decurso da realização dos projetos, quais possibilitaram uma ampliação das reflexões inerentes ao nosso processo de constituição do ser professor. Após a finalização dos projetos em pauta, percebeu-se um crescimento gradual, autoformativo, derivado das experiências vivenciadas na sala de aula, de forma que "falhas" cometidas à princípio, são refletidas antes da aula seguinte. As possibilidades metodológicas tem também seu repertório ampliado, possibilitando maior flexibilidade e dialogicidade durante a prática docente, favorecendo não apenas o professor, mas todos aqueles que permeiam sua prática.
Palavras chaves: Educação Física, formação e prática pedagógica.
REFERÊNCIAS
BARBOSA, Joaquim Gonçalves. O diário de pesquisa: o estudante universitário e seu processo formativo. Brasília: Liberlivor, 2010.
BARBOSA, Joaquim Gonçalves et al. Autores-cidadãos: a sala de aula na perspectiva multirreferencial. São Carlos: São Bernardo: EdUFSCar: EdUMESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HESS, Remi. A teoria dos momentos contada aos estudantes. In: Educação & Linguagem. Ano 7, Nº 9, 26-44, jan-jun. 2004.
JOSSO, Marie-Christine. A experiência de vida e formação. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
KINCHELOE, Joe L. & BERRY, Kathleen S. Pesquisa em educação: conceituando a bricologem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LIBÂNIO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reforma o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.