A dança é um exercício físico que envolve vários sentidos e posições do corpo em um determinado ambiente, com movimentos rítmicos e/ou coreografados. Juntamente com a música transmite um momento com muitos (re)significados durante um determinado período. Existem vários tipos de dança (solo, em duplas, em grupo), portanto, cada uma tem seus significados, linguagens e sua forma própria de fazer arte. No que se refere a realidade escolar, a dança faz parte do conteúdo da disciplina de Educação Física, segundo os Parametros Curriculares Nacionais - PCNs, por isso, deveria estar presente no planejamento dos professores para diversificar as vivências corporais na escola. Gariba (2005) afirma que a prática da dança com a finalidade educacional tem início na escola e que sua participação melhora seu processo de alfabetização, porém, são poucos os professores que abordam o conteúdo. Brasileiro (2002) relata a ausência do conteúdo dança nas aulas de Educação Física Escolar e aparece com mais frequência em festivais e datas comemorativas, além de pontuar a questão da formação do profissional já que não há uma apropriação do que trata a dança. Com base nessas questões, o objetivo da pesquisa foi avaliar se os professores de Educação Física da rede pública de ensino municipal e estadual da cidade de Fortaleza aplicam ou não o conteúdo de dança em suas aulas, justificando-as para uma melhor compreensão. A metodologia utilizada foi um questionário objetivo para preencher os dados gerais do entrevistado e com sete perguntas de múltipla escolha, participaram 10 professores de escola pública que atuam no ensino infantil, fundamental e médio e todos com formação em licenciatura em Educação Física. Os resultados mostraram que nove dos dez entrevistados não utilizam o conteúdo de dança por falta de habilidade sobre o conteúdo, resistência dos alunos e por conta de não serem praticantes de alguma modalidade específica de dança. Portanto, constatamos que alguns professores não utilizam o conteúdo dança pelo fato de acreditarem ser necessária formação específica em alguma modalidade de dança para que a aplicação do conteúdo seja facilitada, mas, sabemos que na escola um dos objetivos principais é ampliar as manifestações corporais dos alunos para educar de forma lúdica o seu aprendizado.