O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID surgiu com o intuito de promover o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores da educação básica. Nessa constante, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência do Curso de Licenciatura em Educação Física (PIBID-Educação Física) da Universidade Regional do Cariri- URCA tem o objetivo de fornecer subsídios aos acadêmicos bolsistas para que os mesmo venham a ampliar seus conhecimentos acerca dos conteúdos específicos das aulas de Educação Física, colocando em ênfase as várias modalidades esportivas. Dentre as várias modalidades trabalhadas destaca-se nesse trabalho o Tchoukball por ser uma modalidade diferenciada das demais e que ainda não tinha sido trabalhada com os alunos da Escola Pref. Raimundo Coelho Bezerra de Farias (LICEU), localizado no bairro Seminário na cidade de Crato-CE. Objetivou-se com esse trabalho mostrar como foram desenvolvidas as experiências das vivências docentes articuladas com a realização da prática desse esporte nas aulas ministradas pelos acadêmicos bolsistas. A relevância dessa pesquisa consiste no fato de que essa claramente poderá auxiliar outros acadêmicos a refletirem sobre a qualidade de suas aprendizagens visando sua formação inicial, bem como fomentará o acervo documental da Universidade Regional do Cariri, possibilitando o acesso de todos interessados. A referida pesquisa tem um caráter metodológico de cunho exploratório e que será apresentada em duas etapas: Estudo Teórico sobre os principais aspectos da modalidade esportiva Tchoukball; Relatos sobre como se desenvolveu a prática dessa modalidade na escola LICEU. Onde os conteúdos foram ministrados de forma que integrasse a todos, trabalhando tanto o caráter técnico como também o lúdico. Por ser uma modalidade nova na escola, de início houve uma resistência por parte dos alunos, mais no decorrer das aulas os mesmo foram se engajando mais na realização das atividades e na prática do jogo. Foi uma modalidade desafiadora para os bolsistas do PIBID, pelo fato do Tchoukball ser uma modalidade diferente das quais são cotidianamente trabalhadas na Educação Física Escolar. No entanto os alunos avançaram em termos de conhecimento da modalidade, desde o histórico à evolução desse esporte.
REFERÊNCIAS
ONO, Cesar Keiki Nakano, PROPOSTA DO ESPORTE TCHOUKBALL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Londrina, 2011.
GIGLIO, Sérgio Settani, TCHOUKBALL: QUE ESPORTE É ESSE? Cadernos de Formação RBCE, p. 56-68, jan. 2011.