Este trabalho trata-se de um relato de experiência realizado durante a oficina de Expressão Corporal no Programa Institucional de Iniciação a Docência (Pibid) que tem como finalidade aperfeiçoar estudantes do nível superior, dando-lhes oportunidade de adquirir várias experiências durante sua prática, aprimorando o processo de formação de docentes para a educação básica. A oficina foi ministrada por duas bolsistas que se pautaram em tendências críticas da Educação Física. As aulas eram teóricas e práticas, sempre abordando temas transversais, no intuito de desenvolver atividades diferenciadas para fugir do tradicionalismo metodológico, com a intencionalidade de motivar os alunos através de momentos descontraídos para fomentar a manifestação de ideias e sentimentos que culminavam na construção de novas atividades e movimentos. A oficina foi desenvolvida na Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Policarpo, no período de Setembro à Dezembro de dois mil e quatorze. De forma reflexiva, procuramos conhecer os alunos e suas necessidades, capacidades e habilidades, foram desenvolvidas aulas com ritmos diversos, buscando músicas que estimulassem a participação, sempre respeitando a individualidade e trocando experiências. A roda de conversa era um momento importante da aula, onde havia a interação entre os alunos e descobríamos sua visão sobre vários assuntos, por meio do feedback, compartilhávamos saberes e vivências que alimentam nosso conhecimento. Conhecendo a cultura, seus desejos e anseios, e assim podíamos promover a cultura corporal do movimento. Ao final da oficina os alunos relataram uma melhoria na sua autoestima, no seu relacionamento com o próximo, melhorando a participação, espontaneidade como também criatividade em relação ao desenvolvimento dos movimentos e ritmos que seu corpo é capaz de criar. A experiência na oficina descrita nos mostrou a relevância que a Expressão Corporal pode exercer perante o desenvolvimento do ser humano, nos seus relacionamentos intrapessoais e interpessoais, no melhoramento das suas capacidades de interpretação, proporcionando benefícios físicos, psíquico e sócio afetivo, ou seja, como prevenção e manutenção da condição física, desenvolvimento da linguagem corporal, domínio do próprio corpo, melhora da espontaneidade e criatividade, melhora das relações em grupo e comunicação.
PALAVRAS-CHAVE: Expressão Corporal. Movimento. Cultura.
BIBLIOGRAFIA
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